Vidroplano
Vidroplano


Confira nossas dicas para a vedação do vidro!

11/05/2017 - 13h56

A vedação é uma atividade fundamental na instalação de portas e janelas. Afinal, é ela que permitirá ao sistema em que o vidro está instalado barrar a entrada de água e poeira (ou a saída de água, no caso de piscinas ou aquários), impedir a trepidação dos vidros causada pelo vento ou por ruídos externos para dentro do ambiente e garantir conforto acústico para o usuário final.

Uma vedação malfeita compromete toda a instalação, tirando o valor agregado de vidros especiais e acabando com qualquer possibilidade de que o cliente procure o vidraceiro para outros negócios. Para evitar isso, não deixe de seguir as dicas abaixo:

 

Para todos os tipos de vedação:

Colorized profile systems for windows and doors manufacturing

 

- Vedação limpa é vedação eficiente! Por isso, toda a área de contato no caixilho onde o material de vedação será aplicado deve passar por limpeza absoluta e estar seca.


Para vedações com borracha:

borracha

- Escolha o tipo certo! Os únicos tipos de borracha que podem ser usados para vedação são a de monômero etileno propileno dieno (EDPM) ou a de silicone;

- Nada de espaços livres! A borracha não pode deixar qualquer folga entre o vidro e o caixilho na instalação;

- Sinal vermelho! Nunca faça a limpeza do caixilho com produtos ácidos, solventes, vaselina, tíner ou lubrificantes sintéticos: esses produtos danificam a borracha e comprometem o resultado final. Use água e detergente neutro para limpá-lo.

 

Para vedações com silicone:

Man In Overall Applying Silicone Sealant


– Atenção com o tipo!
O silicone acético só pode ser usado em vedações no alumínio e vidro monolítico. Para vedação do vidro laminado aplicado em outros materiais, como ferro, PVC ou madeira, use sempre o silicone neutro: os selantes de silicone são os únicos elastômeros inorgânicos e com alta durabilidade;

- Quanto mais, melhor! Quanto maior a área de contato entre o silicone e os espaços que vedará, maior é a resistência e flexibilidade da junta. Por isso, preencha bem toda a área em que o encaixe do vidro será feito e procure manter uma espessura mínima de 3 mm;

- A pressa é inimiga da perfeição! Use sempre fita crepe para delimitar a junta de silicone, espatular e retirar a fita imediatamente para o perfeito acabamento. Siga a orientação da fabricante e respeite sempre o tempo de cura do silicone para a instalação e vedação do sistema.

 

Para vedações com fita vedadora (escova):

- Dos dois lados! É recomendável usar a fita tanto na folha móvel como na parte fixa do caixilho, de forma contínua, para que não haja infiltração;

- Os fios fazem a diferença! Use apenas fitas com densidade de fios de, no mínimo, 3P (número de camadas de fios);

- Fita especial para casos especiais! Se a vedação for feita em perfis ou superfícies sem encaixe, como vidros temperados ou estruturais, o ideal é usar fita vedadora com propriedade autoadesiva.

 

Para vedações mistas:

Worker applies silicone caulk on the wooden floor

- Cada um no seu lugar! Para vedações usando tanto borrachas de EDPM como silicone, coloque apenas um em cada parte (como gaxeta de EDPM na parte interna e silicone na parte externa): os dois materiais são incompatíveis e não podem ter qualquer contato direto entre si.

Quer conhecer mais sobre os produtos que podem ser usados na vedação e como usá-los corretamente? É só ler a reportagem da edição nº 407 de O Vidroplano!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters