Vidroplano
Vidroplano


Conforto térmico e tecnologia de ponta: a aposta dos expositores

22/09/2016 - 19h33

Todos os dias disponibilizamos aqui em nosso portal uma espécie de relatório do que vimos em empresas com atividade no Brasil e que estão expondo na maior feira vidreira do mundo, a Glasstec, que acontece entre 20 e 23 de setembro em Düsseldorf, Alemanha.

Abaixo, você confere o que Celina Araújo, editora de O Vidroplano, viu nesta quinta-feira, dia 22. Nas usinas de base, destaque para os lançamentos de novos vidros de controle solar (alguém ainda duvida de que esse é o futuro — ou realidade — do nosso material?). Na área de processamento, os maquinários estão ainda mais modernos, com tecnologia de ponta e performance elevada, atendendo cada vez mais as necessidades do nosso setor. Destaque também para a visita à única empresa brasileira com estande na Glasstec. Confira!

Régis Reis Júnior (Bing & Reis) e Jean-Luc Palisson (AGC)

Régis Reis Júnior (Bing & Reis) e Jean-Luc Palisson (AGC)

No espaço da AGC foram vistos vários lançamentos de vidros de baixa reflexão e de controle solar. Alguns dos modelos apresentados podem ser submetidos à têmpera, enquanto outros devem ser usados apenas em sistemas insulados. Outra grande novidade foi o Thermobel Scena, um vidro insulado cujo espaçador é totalmente transparente, oferecendo uma nova perspectiva visual. Na foto, você vê o Régis Reis Júnior, da Bing & Reis. Explicamos: a empresa dele é responsável pela representação da multinacional japonesa no Uruguai, Paraguai, Peru e Bolívia.

 

Daniel Leicand e Marcela Figueroa (Abrasipa)

Daniel Leicand e Marcela Figueroa (Abrasipa)

Na Glasstec pela segunda vez consecutiva, a Abrasipa é a única companhia brasileira expositora. Segundo o diretor Daniel Leicand, a recepção é ainda mais positiva do que a da última edição. A participação na mostra tem como foco o mercado de países com os quais a empresa ainda não possui relacionamento. Antes da feira, foram realizados contatos prévios com grupos estrangeiros para o agendamento de reuniões — e, segundo Leicand, os encontros estão ocorrendo para o desenvolvimento de novos parcerias. Em relação a produtos, a Abrasipa levou para a Alemanha o rebolo copo C.116, que trabalha com maior velocidade aliado a alta produtividade, lançado na Glass South America.

 

Sara Tacchino (Bavelloni)

Sara Tacchino (Bavelloni)

Presente no mercado vidreiro italiano há setenta anos, a fabricante de maquinários para pré-processamento Bavelloni fazia parte do grupo Glaston até o ano passado, quando foi adquirida por um grupo de empresários. Desde então, atua como empresa independente. Isso não impede, no entanto, de manter parcerias com os finlandeses, que continuam como parceiros de vendas e distribuição em vários países do mundo, incluindo o Brasil. Em seu estande, os visitantes podem conferir informações sobre a linha de biseladora VB, lapidadora VE e lapidadora bilateral HE 500.

 

Carlos Machado (Bystronic)

Carlos Machado (Bystronic)

A Bystronic Glass expõe sua linha de entrada para insulados, com perfil de alumínio e robô de selagem (sendo que a segunda selagem também pode ser feita manualmente), produzida pela Bystronic China. A linha automotiva — para corte, lapidação e furação — também é usada pelo mercado de painel solar e linha branca, voltados a produtos seriados. Vale destacar que, nela, o corte se dá por guias magnéticas, garantindo maior precisão e velocidade, além de menor consumo de energia. A empresa mostrou ainda um parabrisa feito com laminado de Gorilla Glass (foto)20160922_102154, vidro ultrafino e resistente da Corning, com 0,7+0,7 mm de espessura. A parceria com a Hegla, fabricante de maquinários para pré-processamento, foi lembrada: a mesa de corte para laminados RapidLam 3325 possui tecnologia a laser.

 

Moreno Magon e José Carlos Geronymo (Glaston)

Moreno Magon e José Carlos Geronymo (Glaston)

Tecnologia é a palavra-chave do estande da Glaston. A empresa preparou um ambiente digital, que mostra imagens ao vivo de sua fábrica em Tampere, Finlândia, onde é feita demonstração da têmpera de vidro low-e em um forno FC1000. Divulgou-se ainda o novo formato de venda de seus fornos: o cliente escolhe a família (RC ou FC) e, a partir daí, configura o equipamento a partir de suas necessidades. Vale citar também o forno de laminação full convection, somente à convecção, que trabalha com vidros de tipos diferentes ao mesmo tempo. Moreno Magon, vice-presidente de Vendas e Serviços da Glaston South America, comentou as mudanças nas atividades do grupo no Brasil, dando ênfase à família FC e ao sistema de upgrades, que permite ter um forno novo somente com a troca da célula de aquecimento e do sistema de controle.

 

Vilcen Soave e Renato Poty (Guardian)

Vilcen Soave e Renato Poty (Guardian)

A Guardian preparou diversos lançamentos na sua linha de vidros: Clarity, antirreflexo indicado para ambientes com visão externa; ClimaGuard 1.0+, que melhora a transmissão de luz e as propriedades térmicas; ClimaGuard Blue, autolimpante para utilização em telhados e clarabóias; SunGuard Ultra, que proporciona alta transmissão de luz, clareza e cores neutras; e o Deco HT, pintado disponível em diferentes cores. A perspectiva é que esses produtos cheguem ao mercado brasileiro em 2017. Entre os itens desenvolvidos em nosso País, está presente a linha SunGuard True Color, que garante mais fidelidade à tonalidade original — disponíveis nas versões azul, prata e incolor. A fabricante apresenta ainda a nova versão online do Performance Calculator, programa utilizado para cálculos de eficiência solar em seus vidros.

Stefano Bavelloni (Neptun) e Ricardo Costa (Glasss Parts)

Stefano Bavelloni (Neptun) e Ricardo Costa (Glasss Parts)

Dois destaques no espaço da Neptun. Um deles é a lavadora especial voltada para vidros que irão passar pelo processo de impressão digital — uma solicitação do próprio mercado, segundo a empresa. A furadeira com controle numérico possui dois cabeçotes independentes, oito ferramentas, além de encoder (aparelho que oferece maior precisão). O equipamento é formado por duas partes distintas: centro de furação e de recorte. Com isso, o trabalho é feito em um ciclo menor. A empresa é representada no Brasil pela Glassparts.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters