Vidroplano
Vidroplano


Conheça alguns cuidados necessários para cortar vidro laminado!

22/02/2018 - 10h23

Considerado um vidro de segurança, o laminado é composto por duas lâminas de vidro intercaladas por uma película plástica (PVB ou EVA) ou resina, que promove a adesão entre as chapas para formar uma única peça.

Assim como o vidro monolítico (o de uma única camada), o laminado também pode ser cortado. Em geral, a técnica usada é a mesma. Porém, há alguns pontos para os quais o beneficiador precisa estar atento:

- Saiba o que está cortando!
maquinaApenas chapas feitas com vidros não processados podem ser cortadas. Em outras palavras: se uma das lâminas de vidro em sua composição tiver passado pelo processo de têmpera, o laminado não pode ser cortado.

- A escolha ideal!
Para cortar vidros laminados, o ideal é fazê-lo de modo automático, com máquinas apropriadas para esse tipo de chapa.

- Para casos de emergência!
corte_peliculaSe precisar fazer o corte do vidro laminado manualmente, use uma régua limpa sobre a chapa na dimensão em que pretende cortá-la e, então, utilize um riscador manual. Em seguida, vire o vidro e faça a mesma operação na outra face na mesma posição, para que os cortes sejam coincidentes nos dois lados. Por fim, flexione a chapa para baixo para destacá-la, até a área cortada das lâminas abrir, e corte a película intermediária com um estilete.

- Cuidado com o “recheio” do vidro!
Evite passar qualquer produto químico ou queimar a película ou resina intermediária: isso pode comprometer sua integridade e provocar a delaminação (ou seja, o descolamento dessa camada e a separação das lâminas de vidro) da chapa!

Quer aprender mais sobre o corte do vidro? A Especialização Técnica Abravidro conta com um módulo especial para essa atividade que ajuda a evitar erros, reduzir perdas e aumentar a produtividade na sua empresa. Se sua equipe ainda não passou por esse treinamento, clique aqui agora mesmo para conhecê-lo e inscrever sua beneficiadora!

 

*Imagens meramente ilustrativas



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters