Vidroplano
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Dia do consumidor: como colocá-lo em primeiro lugar na sua empresa

15/03/2018 - 12h01

15 de março é o Dia Internacional do Consumidor. Essa data foi criada para que as empresas se lembrem dos direitos de seus clientes e reforcem seu compromisso no respeito a todas as leis que os protegem.

Valorizar o cliente deve ser sempre uma prioridade das empresas. Mas você sabe como fazer isso? Trazemos aqui algumas dicas para ajudar nesse objetivo:

Pronto pra todas as horas!
Smiling attractive young female entering building as she pushes
Limitar o atendimento a horários e condições pode desanimar seus clientes na hora de fechar negócio com sua processadora ou vidraçaria. Por isso, vale a pena adaptar-se às condições deles, seja na logística da mercadoria, seja no serviço realizado.

A primeira impressão é a que fica
Two smiling workmen at factory
É importante que o espaço em que seu consumidor é atendido esteja sempre limpo e organizado. Um diferencial bem interessante nesse sentido é ter uma área de showroom dedicada para a exposição dos seus produtos.

Por dentro do produto!
two carpenters are talking while holding papers
Nunca deixe de fornecer todas as informações sobre a instalação ou produto vendido. No caso de um boxe, por exemplo, fornecer um manual de uso, limpeza e manutenção é fundamental para garantir a segurança do comprador do produto e cumprir sua responsabilidade prevista na norma NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidro de segurança. Se a sua empresa não possui um, é possível usar o manual disponibilizado pelo programa De Olho no Boxe. O download é gratuito! No caso dos processadores, é importante dar suporte técnico e informações sobre os vidros adquiridos pelos vidraceiros.

Seja um parceiro do seu cliente!
Close-up of construction worker texting on mobile phone
Para isso, sempre dê garantia dos serviços que sua empresa presta e esteja preparado para atender emergências. Pode parecer difícil para você, mas, acredite: para o cliente, perceber que pode confiar em seu negócio e que tem seus serviços à disposição quando mais precisa faz toda a diferença.

O cliente nem sempre tem razão!
Construction worker repairing window in house
Muitos compradores podem querer adquirir o vidro mais barato para sua obra, mesmo quando as normas proíbem seu uso — por exemplo, podem pedir um guarda-corpos com vidro temperado em vez de laminado, ou um boxe de banheiro com vidro float — tudo isso proibido pelas normas técnicas. Se isso acontecer, recuse-se a prestar o serviço e explique os riscos do não cumprimento das normas. Há uma boa chance de que o usuário entenda que sua empresa se preocupa com ele. Se mesmo assim ele insistir no erro e decidir procurar um concorrente que faça o serviço incorreto, pelo menos a integridade dos seus negócios está garantida, o que não aconteceria se esse trabalho resultasse em acidentes futuros.

Atenção ao pós-venda
Man working at desk with cellphone and laptop
O contato com o consumidor não acaba depois de entregar o produto ou finalizar o serviço: procure manter um relacionamento, tanto para perguntar se o serviço foi satisfatório (o que mostra confiabilidade e indica como sua empresa ainda pode melhorar) como para verificar se ele conhece outras pessoas que podem precisar dos seus serviços — uma ótima oportunidade para conseguir novos negócios, especialmente quando o cliente ficou satisfeito. Lembrá-lo da importância da manutenção periódica de certos sistemas, como boxes e envidraçamentos de sacadas, também é uma boa forma de garantir a segurança dele – e novos serviços para você!



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