Envidraçamento de sacadas: dicas para venda e instalação
03/08/2017 - 12h52
Os sistemas de envidraçamento de sacadas são usados para o melhor aproveitamento do espaço, permitindo aumentar a área fechada de um apartamento, por exemplo, ao mesmo tempo que permitem que o usuário aproveite toda a vista para o ambiente. Eles são tão populares no Brasil que nosso país foi o primeiro no mundo a ter uma norma técnica para sua fabricação e instalação, a NBR 16259 — Sistemas de envidraçamento de sacadas — Requisitos e métodos de ensaio.
Justamente por conta dessa popularidade, a concorrência para a venda e instalação desses sistemas é bastante grande. Para se destacar no mercado, é preciso não só saber vender o produto, mas, principalmente, instalá-lo de maneira impecável para garantir a segurança e o bem-estar do consumidor. A seguir, conheça algumas dicas sobre o que fazer — e não fazer:
Por dentro do produto!
Peça sempre aos fornecedores dos sistemas todos os seus dados e requisitos — a falta de informações leva ao erro no dimensionamento das peças e na especificação dos vidros;
Seja um eterno aprendiz — e aprenda!
Tanto a venda como a instalação do envidraçamento de sacadas exigem que o profissional passe por treinamento completo. Para quem já está capacitado, fazer cursos periodicamente ainda é recomendável como forma de relembrar o passo a passo e ficar por dentro das novidades nessa área;
Da teoria à prática!
Completou o treinamento? Ótimo: agora, coloque tudo que aprendeu em prática, exatamente como foi orientado, seja para a medição, instalação ou venda do produto;
Só testado e aprovado!
Antes de trabalhar com um sistema, certifique-se que ele já foi ensaiado e aprovado nos testes. Assim, será possível garantir sua resistência à ação do vento e à corrosão e se não se desgasta com a abertura e fechamento repetidos, entre outros fatores;
Mentira tem perna curta!
Ao vender um sistema, informe ao cliente sobre o que ele oferece ou não — se o sistema não proporciona estanqueidade total (ou seja, se não impede completamente a passagem de ventos e água das chuvas), por exemplo, é melhor avisar antes para não ouvir reclamações depois;
Não deixe o barato sair caro!
Indique ao comprador as qualidades oferecidas pelo sistema e a qualificação dos profissionais da sua vidraçaria. Explique que produtos e serviços baratos podem ser de baixa qualidade, colocando em risco o funcionamento e a segurança do envidraçamento e do próprio usuário;
Sem espaço para improvisos!
Verifique se a obra já possui um projeto de padronização. Em caso positivo, siga-o à risca!
Quer saber mais sobre o mercado de envidraçamento de sacadas, opções no mercado e formas de trabalhar nele? Confira tudo isso e mais na reportagem na edição de O Vidroplano de maio de 2017!
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