Vidroplano
Vidroplano


Glasstec 2016 termina e deixa mensagem positiva para o setor

23/09/2016 - 22h09

Hoje foi o último dia da edição 2016 da Glasstec, a maior feira do setor vidreiro no mundo. O saldo é bastante positivo, sobretudo com relação às tecnologias apresentadas: muito em breve, seremos um setor ainda mais dinâmico e adaptado aos mais diversos segmentos da sociedade.

Em termos de movimento, a mostra teve um desempenho pouco menor do que na última edição: foram 40 mil visitantes, 3 mil a menos que em 2014. Por outro lado, participaram mais expositores (1.235, de 52 países, contra 1.200, de 50 países dois anos atrás). Os dados são da Messe Düsseldorf, organizadora oficial do evento.

Presença verde e amarela
20160922_043654Pela 7ª vez consecutiva, a revista O Vidroplano cobriu a feira ao vivo. Celina Araújo, editora da revista, percorreu os pavilhões de exposição para enviar ao Brasil informações exclusivas, incluindo as principais novidades em tecnologia e aplicação de nosso material. Exemplares da revista, inclusive, foram distribuídos na entrada da feira, em uma banca com periódicos vidreiros do mundo todo, e também no estande da Glass South America.

Clima bom para negócios
Normalmente, a Glasstec é realizada em novembro, época em que o frio já está forte na Europa. Neste ano, a mudança animou os participantes: o clima esteve muito agradável durante toda a semana — e parece ter contagiado os interessados em fazer negócios.

Mais da metade dos visitantes era formada por pessoas de decisão dentro das companhias às quais pertencem. Além disso, mais de 40% tinham intenções concretas de investimento antes do início da feira. “O setor, mais uma vez, demonstrou suas muitas facetas e seu potencial em Düsseldorf”, comentou o diretor da Messe Düsseldorf, Joachim Schäfer. “Fomos capazes de ver uma indústria inovadora, que olha para o futuro com otimismo.”

Próximos passos
Schott (7)Para quem viu de perto as novidades apresentadas pelas empresas, o futuro do vidro promete. Nosso material, mais do que nunca, irá se relacionar com outras tecnologias: talvez seja até mesmo possível ter um vidro com propriedades flexíveis, que se adapta à necessidade do usuário.

As empresas expositoras já mostram soluções modernas. Ao longo dos quatro dias da feira, mostramos o que dezenas de empresas com atuação no mercado brasileiro apresentaram, como maquinários para processamento e impressoras digitais (cada vez mais presentes nos estandes) ou vidros de alta performance e produtos que garantem maior produtividade, além de conjuntos envidraçados que prezam cada vez mais pela transparência. Mas é claro que a melhor parte sobre o futuro do setor estava presente na mostra Glass Technology Live, onde são vistos os últimos desenvolvimentos, pesquisas e inovações para o vidro.

Agenda cheia
Pavilhão de artes (5)

A programação da Glasstec garante atividades para todos os gostos. Nesta sexta-feira, passamos pela sempre bela Glass Art, que reúne obras artísticas de vidro criadas por renomados designers de todo o mundo. Outro espaço sempre bastante movimentado foi a Autoglass Arena, destinada ao vidro Literatura vidreiraautomotivo. Além desses, um local diferente: uma espécie de loja/biblioteca, na qual as pessoas podiam adquirir literatura vidreira. O sentimento já era de saudade, com todos se preparando para voltar para casa. Mas o ânimo é imenso: nosso setor se reinventa e isso é essencial para os nossos negócios!

 

Tudo sobre a Glasstec 2016
A cobertura completa da Glasstec estará presente na edição de outubro de O Vidroplano. Nesses quatro dias, fizemos reportagens diárias, as quais você pode ler aqui. Acompanhe ainda as redes sociais da Abravidro para mais informações. E já anote na agenda: a próxima edição da feira vai acontecer de 23 a 26 de outubro de 2018, também na cidade de Düsseldorf.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters