Vidroplano
Vidroplano


Glasstec: durante cinco dias, o mundo do vidro ficou sediado em Düsseldorf

22/10/2008 - 00h00

A Glasstec abriu suas portas ontem, dia 21 de outubro, para mostrar tudo que há de mais moderno no setor vidreiro. Com máquina fotográfica (para clicar cada brasileiro que dá o ar de sua graça na maior feira mundial do setor) e caderno de anotações em mãos (para registrar cada novidade relacionada ao mundo do vidro), a editora da revista O Vidroplano, Celina Araújo, percorreu os pavilhões 9, 10, 11 e 12 em busca de novas tecnologias. Direto de Düsseldorf, na Alemanha, a editora envia suas notícias. A primeira é que a feira continua grande e linda como sempre.


A questão do vidro como agente fundamental no aproveitamento da energia solar é algo muito forte na mostra. Prova disso é que a Glass Technology Live, uma exposição que mostra construções inovadoras e que tem uma variedade muito grande de tecnologia, está apresentando muitas novidades relacionadas à energia solar. Portanto, à disposição dos visitantes estão painéis fotovoltaicos e de captação solar das maneiras mais diferentes que se pode imaginar.


Exclusivo
No evento exclusivo para a imprensa de vidro mundial, os organizadores da Glasstec anunciaram um crescimento de 8% no número de expositores e o esperado é que mais de 50 mil pessoas visitem a mostra mundial. Aqui, no portal Abravidro, você confere os primeiros destaques da exposição nas informações enviadas direto da Alemanha. A reportagem completa estará na edição de dezembro de O Vidroplano.


Em pauta: painéis fotovoltaicos


Em entrevista dada à nossa correspondente, a Scheuten, empresa fabricante de painéis fotovoltaicos, revelou que a expectativa é de que, em 2011, o custo de energia elétrica seja tão alto que compense o investimento nos painéis fotovoltaicos, pois, atualmente, as empresas estão utilizando o produto pela consciência ambiental. Ou seja, para mostrar uma imagem de sustentabilidade. Por enquanto, o mercado está baseado nisso. Porém, no futuro, a expectativa é de que, em função do alto custo de energia, políticas governamentais exijam tanto a aplicação do produto como subsidiem também essas construções.


Em relação ao consumo, a Espanha é o maior comprador de painéis fotovoltaicos. Isso pelo fato de o país ter incidência solar quase todos os dias do ano. Proporcionalmente, quem ganha é a Alemanha.


Tecnologia de ponta
Tecnologia de ponta é que não falta à indústria vidreira. A feira da Alemanha apresentou inovações na aplicação do produto e idéias criativas:


- Vidro antibactericida – de acordo com o fabricante, se você tocar no vidro, sua mão fica, imediatamente, esterilizada. O produto é indicado para ser utilizado em hospitais e laboratórios.


- A AGC aproveita a Glasstec para lançar o vidro Tri – vidro insulado com duas câmaras formado por três placas de vidro.


- Vidro antiderrapante


- Vidro SoundGlass – você liga o rádio e coloca o SoundGlass em frente ao aparelho, e então, o vidro amplifica o som. É um vidro laminado com PBV especial



 


 


Empresa espanhola de vidros acidados coloridos e decorados


 


 


 


 



 


 


 


Ponte de vidro curvo


 


 


 


 


 



 


 


 


Lançamento da Ferro Enamel – Faceone (esmalte cerâmico na parte externa do vidro)


 


 


 


 


 


Porta-retrato: foto é impressa no vidro


 



 


 


 


 


No pavilhão 9: vidro artístico



 


Os visitantes encontraram, no Pavilhão 9, peças de vários artistas que usam o vidro para expressão de sua arte.


 


 


 


 



 


 


 


Um novo produto para quem trabalha com fusing e bijuterias: o PM C3. A novidade se transforma em prata e adere ao vidro.


 


 


 


 



 


 


 


Vidro em formato de coqueiro – a tecnologia é de um artista da Romênia


 


 


 


 


 



 


 


Vidro em formato de jacaré. Todinho de vidro!


 


 


 


 



 


 


Exposição de vários modelos de sapatos e bolsas de vidro


 


 


 


 



 


 


Pessoas realizando arte com vidro ao vivo e em cores! Com maçarico, fazendo gravação ou lapidação manual, eles roubaram a cena




 


 


A frase reflete o espírito de quem visita a feira


 


 


 


 



 


 


Objetos heterocromáticos – a tecnologia para fabricação das peças é de um artista peruano baseado na Bélgica. Trata-se de uma técnica de impressão em vidro tridimensional com várias luzes




   


No Pavilhão 10: acessórios para instalação de vidro



 


 


 


As fechaduras incorporadas no design do puxador da porta, da empresa PBA


 


 


 


 


 



 


Gravação a laser no vidro: assim como ocorre nos já tradicionais blocos de cristal com a gravação em 3D das pessoas, a gravação a laser passa a ser aplicada também em tampos de mesa de vidro. Além da alta precisão, a maior característica do trabalho é o fato de ser tridimensional e, principalmente, não agredir em nada as superfícies do vidro, pois a gravação é na parte interna da peça


 



 


 


Campeonato de especialistas em vidro automotivo – seis pessoas trabalhando para consertar vidro automotivo e juízes julgando o trabalho de cada um


 


 


 


Amanhã tem mais!
Missão cumprida no primeiro dia de feira. Os termômetros marcam 14 graus. Porém, durante o dia, a temperatura chegou aos 17. Amanhã tem mais! Afinal, ainda falta garimpar as inovações dos pavilhões de 13 a 17.


Quarto dia de Glasstec: mais um dia respirando vidro


Terceiro dia de Glasstec: uma surpresa a cada pavilhão


Glasstec: a busca por inovações continua


Brasileiros na Glasstec


Cebrace anuncia construção do 5o forno em Jacareí, São Paulo


 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters