Vidroplano
Vidroplano


Inmetro lança selo de eficiência energética para construções residenciais

01/12/2010 - 00h00

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) lançou na última segunda-feira, 29 de novembro, um novo selo de eficiência energética. A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para residências e edifícios multifamiliares vai contemplar o setor de construção civil e pretende diminuir o consumo de energia elétrica em edificações residenciais e comerciais – esse tipo de construção responde por 22 % de toda a energia utilizada no País.


O selo é semelhante ao utilizado em eletrodomésticos, por exemplo, possuindo cinco classificações distintas em ordem alfabética: “A” representa a categoria que mais economiza energia, enquanto “E” é a menos econômica.


Com as novas regras, as construtoras terão de adequar seus projetos. Segundo o coordenador do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, Marcos Borges, a economia registrada por um edifício após a adoção do selo pode chegar a até 50% do consumo total de energia elétrica.


Veja uma matéria veiculada no Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, a respeito do selo de eficiência energética para imóveis



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters