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Manutenção preventiva de boxes: dicas para oferecer o serviço aos clientes

23/03/2017 - 14h01

Com o cenário econômico vivido em todo o Brasil, é comum ouvir prestadores de serviço se queixarem de falta de trabalho. Para evitar essa situação, é preciso ir atrás das necessidades do mercado. E uma delas é a manutenção preventiva de boxes de banheiro.

Esse trabalho, que a Abravidro ajuda os vidraceiros a aprimorar por meio do site do programa De Olho no Boxe, (apoiado pelas empresas Brisa Vidros e Tec-Vidro)é muito importante para evitar quebras do vidro temperado e garantir a segurança dos usuários. Uma vidraçaria que oferece a manutenção pode convencer o cliente a procurá-la periodicamente quando ele entende a importância dela — e isso ainda abre chances para novas vendas.

Por isso, se sua empresa já realiza manutenções preventivas, é importante mostrar isso para os consumidores e reforçar para eles a importância de que esse serviço seja feito periodicamente. E, se ainda não trabalha nessa área, talvez seja o momento de começar a considerar esse nicho de mercado como uma possibilidade vantajosa a ser explorada.

Para melhorar seu atendimento e relacionamento com o cliente antes, durante e depois da manutenção preventiva, confira as dicas abaixo!

1 – Apresente e ofereça a manutenção já no momento da compra!

Muitas pessoas não sabem da importância da manutenção preventiva de boxes de banheiro. Por isso, ao fazer a instalação do produto, reforce com seus compradores que a manutenção é essencial para a segurança do sistema. Com esse serviço, será possível checar se o vidro não sofre desgaste ou se algum item do sistema está quebrado ou danificado (como roldanas, batedores, etc.). Lembre-se sempre de entregar ao cliente o Manual de utilização, limpeza e manutenção dos boxes de banheiro. Reforce também que esse documento indica a necessidade da manutenção periódica e que é uma determinação da norma técnica NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidro de segurança;

 

2 – Divulgue a manutenção preventiva

Colocar avisos na loja avisando que sua equipe faz a manutenção preventiva e contar com materiais de divulgação sobre o serviço é uma boa forma de mostrar profissionalismo para os consumidores finais. Assim, você estará fornecendo a eles as principais informações sobre a importância desse trabalho de forma simples e direta. Para ajudá-lo, o site do De Olho no Boxe conta com diversos materiais de apoio, como cartaz: é só imprimi-los e distribuí-los;

 

3 – Ponha a boca no trombone!

Não tenha medo de entrar em contato com seus consumidores para oferecer a manutenção preventiva. Segundo a norma de boxes, ela deve ser feita a cada doze meses, sem falta! Para se lembrar do momento certo de oferecê-la aos clientes, o site do De Olho no Boxe conta com uma planilha de controle bastante didática e útil, que pode ser baixada gratuitamente por qualquer vidraçaria. Mantenha atualizadas nela as informações sobre seus clientes;

 

4 – A primeira impressão é a que fica!

Em alguns casos, é o próprio cliente que procura a vidraçaria para solicitar a manutenção. É importante que a pessoa responsável pelo atendimento na vidraçaria, seja pelo telefone, e-mail, WhatsApp ou outros canais de comunicação, esteja preparada: demonstre simpatia e objetividade em relação aos preços dos serviços, mas mantendo sempre uma postura profissional durante o atendimento. Além disso, sempre deve haver alguém pronto para atender o telefone e, se a pessoa que pode responder às dúvidas do cliente não estiver na empresa, anote o contato do consumidor e garanta a ele que o especialista ligará de volta o quanto antes;

 

5 – A pessoa certa para a resposta certa!

Se o responsável pelo atendimento não tiver conhecimento técnico (para definir um orçamento, por exemplo), ela nem deve arriscar responder por conta própria, mas, sim, passar a ligação para quem possa ajudar solucionar as dúvidas do cliente. Porém, isso não significa que o montador do boxe deva estar sempre em contato direto com os consumidores — vale repetir: a vidraçaria precisa ter pelo menos uma pessoa dedicada exclusivamente ao atendimento;

 

 6 – Às vezes, menos é mais!

Uma vidraçaria com estrutura de trabalho mais enxuta (ou seja, sem colocar muitas pessoas para realizar um único trabalho) e de menor custo consegue ampliar os serviços oferecidos ao consumidor;

 

7 – Não deixe outras oportunidades de trabalho passarem!

Ao ir à casa do cliente fazer a manutenção do boxe, fique atento para outras necessidades que ele possa ter — como o ajuste na fixação de guarda-corpos ou a abertura e fechamento de uma porta de vidro —, ou possibilidades para novas aplicações de vidros ou espelhos. Ofereça a ele serviços para resolver esses problemas, mas evite insistir no assunto: isso pode fazer você soar chato ou inconveniente;

 

8 – O contato não para com o fim da venda!

Para fidelizar seu público, o contato pós-venda é um item fundamental! Por meio dele, você pode conferir se o produto e serviço fornecidos foram satisfatórios, saber o que precisa ser melhorado e ainda abrir espaço para novas oportunidades de trabalho;

 

9 – O barato sai caro!

Ao falar sobre a manutenção com o cliente, é importante lembrá-lo de que custa menos fazer a manutenção preventiva do que pagar por uma instalação nova quebrada, além de garantir a segurança dos usuários.

Gostou das dicas para vender a manutenção preventiva dos boxes? Tem muitas outras na reportagem da edição nº 527 de O Vidroplano; não deixe de ler!



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