Vidroplano
Vidroplano


Mitos e verdades sobre vidros insulados!

28/06/2018 - 11h25

Vidros insulados, também conhecidos como duplos, ainda são pouco usados em obras no Brasil. Mesmo dentro do nosso setor, há quem desconheça algumas características desse sistema formado por duas ou mais placas de vidro paralelas, separadas por um espaçador, com suas bordas completamente seladas.

Para ajudar os profissionais vidreiros a conhecer melhor e como aplicar mais esse produto de alto valor agregado, apresentamos abaixo alguns mitos e verdades sobre ele. Confira:

- Vidros duplos só são vantajosos em regiões frias: MITO
window profile
O insulado é recomendado para qualquer aplicação em que haja grande diferença de temperatura entre o ambiente interno e o externo — ou seja, ele pode ser usado para proteger não só do frio, mas também do calor, mantendo o interior da obra fresquinho sem grande necessidade de ar condicionado para isso.

 - Eles são bastante úteis para reduzir a passagem de ruídos: VERDADE
window installation or glazing
O vidro duplo é um material excelente para trazer conforto acústico aos ambientes. Mas, atenção: para que a eficiência dele seja bem-aproveitada, use-o sempre com esquadrias de alto desempenho e garanta que a instalação não deixe frestas por onde o barulho pode entrar.

 - Não faz diferença usar um insulado ou outro vidro na fachada: MITO
window installation or glazing
Com os isolamentos térmico e acústico, já apontados acima, o vidro duplo permite uma grande economia de energia com ar condicionado ou aquecedor, proporciona um espaço interno mais confortável e ainda pode trazer opções para ajudar no sombreamento, como a instalação de micropersianas na câmara de ar dentro do insulado, entre suas lâminas de vidro.

 - Posso usar placas especiais para formar um insulado com mais benefícios: VERDADE
Double glazing thermal pane glass.
Se uma das peças do insulado for um vidro de controle solar, a eficiência do sistema no bloqueio do calor será ainda maior, por exemplo, enquanto o uso de temperados e laminados aumenta sua resistência. Também é possível compô-lo com vidros coloridos ou serigrafados para dar ao insulado uma função estética, entre várias outras possibilidades.

- O insulado é um vidro de segurança: MITO
Man installing double glazed windows
Atenção: a NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações determina que somente vidros laminados, temperados e aramados são considerados de segurança. Por isso, se quiser usar um vidro duplo em guarda-corpos ou cobertura, por exemplo, ele precisa ser composto com um dos tipos permitidos para essas estruturas (no caso, laminado ou aramado).

- O insulado não pode ser instalado numa região diferente da qual foi fabricado: MITO
Insulados (2)
Quando houver uma variação de altitude entre o local de produção do vidro e o local da instalação, o insulado pode deformar. Para evitar esse efeito, os painéis devem conter um dispositivo ou válvula de equalização, que equilibra as pressões internas e externas do vidro. No momento da instalação do vidro em seu local definitivo, depois de equalizada as pressões, é importante assegurar que o dispositivo seja adequadamente vedado.

Leia mais sobre o assunto na reportagem de fevereiro de 2017 da revista O Vidroplano.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters