Vidroplano
Vidroplano


Morre a arquiteta iraniana Zaha Hadid, especialista no uso de vidro

01/04/2016 - 16h09

Nesta quinta-feira, 31 de março, morreu, aos 65 anos, Zaha Hadid, uma das mais renomadas arquitetas e designers do mundo. Nascida em Bagdá, capital do Iraque, em 1950, sofreu um ataque cardíaco em um hospital de Miami (EUA), onde se tratava de bronquite.

Zaha Hadid não é apenas reconhecida pelas belas obras que criou ao redor do mundo, muitas delas revolucionárias na questão do uso do vidro, mas também por ter ajudado a dar às mulheres grande representatividade na arquitetura, um setor historicamente masculino. Ela foi a primeira mulher a ganhar o Pritzker, considerado o “Nobel da arquitetura”, o Design of the Year Award. Em 2015, ela também quebrou a hegemonia masculina no Royal Institute of British Architects (Zaha possui cidadania britânica) ao receber a Royal Godal Medal em reconhecimento pelo conjunto de sua obra.

Entre os projetos de Hadid, destacam-se o Centro Aquático usado nos Jogos Olímpicos de 2012 e o Roca London Gallery, ambos em Londres, Inglaterra; a Faculdade Politécnica de Design de Hong Kong; o Guangzhou Opera House, na China; e a Biblioteca e Centro Educacional da Universidade de Economia e Administração de Viena, na Áustria. Todos com espaço reservado para o nosso material, o vidro.

Em homenagem à profissional, na próxima semana o Blog da Abravidro trará uma reportagem com fotos de suas importantes obras. Não perca!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters