Vidroplano
Vidroplano


Pavilhão de inovações mostra o futuro do vidro na Glasstec 2016

21/09/2016 - 17h49

Até sexta-feira, dia 23 de setembro, Düsseldorf, na Alemanha, recebe a maior feira vidreira do mundo, a Glasstec. Uma das partes mais interessantes do evento, sem dúvidas, é a mostra Glass Technology Live: nela, são apresentados os últimos desenvolvimentos, pesquisas e inovações para o vidro, feitos por empresas e acadêmicos capitaneados pela Universidade de Stuttgart.

Nesta terça-feira, 21 de setembro, foi o dia de Celina Araújo, editora de O Vidroplano e nossa correspondente no evento, passar pelo espaço. Como de costume, não faltaram produtos e aplicações fascinantes, com vidros belos, resistentes e até inteligentes.

Diversão transparente
escorregador

Um dos espaços na mostra, da espanhola Cricursa, pode ser definido como um “escorregador de vidro” (foto acima), com uma única peça de vidro curvo com 9 m de extensão e adesivagem mínima em relação à escada WhatsApp Image 2016-09-21 at 10.56.38(também de vidro, com altura de 4 m). O item foi projetado pelo escritório Eckersley O’Callaghan, responsável também por algumas das lojas da Apple pelo mundo. Ainda sobre vidros curvos, uma peça de vidro duplo de 7 m foi mostrada (foto ao lado): ela foi curvada a frio para demonstrar a vantagem dessa técnica em custo-benefício em relação ao vidro curvado por calor e seu potencial para aplicações arquitetônicas.

 

WhatsApp Image 2016-09-21 at 10.56.38(1)Insulados fotovoltaicos para fachadas
É muita tecnologia envolvida: painéis de vidros insulados com módulos fotovoltaicos para fachadas também foram demonstrados: como as altas temperaturas prejudicam a eficiência de módulos fotovoltaicos, a face interna desses vidros conta com material de mudança de estado (PCM), o qual derrete a 30 ºC e absorve a energia térmica do vidro nesse processo, reduzindo assim a temperatura do sistema. Vale destacar que, em épocas como o inverno, a incidência da luz do Sol é maior sobre as fachadas de edificações do que em seus tetos.

quadraNo clima olímpico
Outra inovação foi o ASB GlassFloor: trata-se de um piso de vidro laminado de segurança com lâmpadas de LED, que compõem as linhas para quadras esportivas. Por meio de uma tela de toque, é possível definir que linhas aparecerão (se as de um campo de futebol ou quadra de basquete, por exemplo), evitando a confusão de marcações no chão.

 

WhatsApp Image 2016-09-21 at 10.57.14Vidro na construção
O vidro, inclusive, não precisa estar só em janelas e fachadas, mas também pode sustentar as edificações: isso foi mostrado pelos tijolos de vidro elaborados pelas empresas ABT e TU Delft. Eles são polidos após a fabricação para atenderem as tolerâncias altas, e ligados entre si por um adesivo transparente.

Outras novidades
Algumas novidades envolveram os materiais usados com vidro: a Kuraray, por exemplo, apresentou a Trosifol ES, primeira interlayer estrutural própria para impressão no mundo, ampliando as possibilidades criativas sem deixar de lado as propriedades ópticas excelentes.

Já a Priva-Lite, da Saint-Gobain, traz privacidade sem eliminar a luminosidade: é uma solução para laminação WhatsApp Image 2016-09-21 at 10.58.32com filme de cristal líquido, permitindo ao vidro mudar de estado translúcido para transparente com transmissão de luz praticamente idêntica. A Saint-Gobain levou ainda o SageGlass, capaz de regular a entrada de luz solar, calor e reflexão de acordo com a necessidade por meio de seu revestimento eletrocrômico.

 

 

Veja o vídeo:

Veja aqui os expositores que Celina Araújo visitou nesse segundo dia. Continue acompanhando nosso site e redes sociais para mais informações sobre a Glasstec 2016. A cobertura completa estará na edição de outubro de O Vidroplano.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters