Vidroplano
Vidroplano


GPD 2017: cerimônia de abertura e novidades do evento

28/06/2017 - 18h42

O primeiro dia do Glass Performance Days (GPD) 2017 chegou ao fim e mostrou as novidades preparadas pela Glaston, organizadora do evento, para essa edição. Realizado na cidade de Tampere, na Finlândia, o maior fórum vidreiro do planeta comemora seus 25 anos em uma nova casa, a Tähtiareena. Iara Bentes, superintendente da Abravidro, e Celina Araújo, que deixa o cargo no final deste mês, são nossas correspondentes no evento e trarão todas as informações até sexta-feira, último dia do GPD.

Foco na interatividade
muralA Tähtiareena apresenta um novo conceito de pavilhão: está montada como se fosse um único espaço, compreendendo palco principal, seis salas para palestras e feira de exposição, com o objetivo de gerar maior contato entre os participantes.

Um mural inspirado na estética do grafite, criado para celebrar os 25 anos do GPD, é outro elemento que permite a interação dos conferencistas. Quem está lá pode escrever mensagens para celebrar a importância do fórum para o setor.

Foi desenvolvido também um aplicativo oficial para aparelhos móveis, no qual é possível conferir informações como horários das palestras e detalhes da programação. E tem mais: quem compartilha mensagens no Twitter usando a hashtag oficial do fórum (#GPD2017) aparece no MessageWall, um telão instalado na área de coffee break que acompanha em tempo real a repercussão do evento na Internet.

Início dos trabalhos
aberturaA cerimônia de abertura oficial começou às 18 horas locais (10 horas pelo horário de Brasília) com um show de percussão e pirotecnia. Jorma Vitkala, chairman do comitê organizador do GPD, foi o primeiro a discursar. Ele apresentou as novas iniciativas para essa edição, como o programa Step Change, voltado para o desenvolvimento de parcerias entre grandes empresários do setor e startups vidreiras. Citaram-se ainda alguns números sobre os 25 anos do fórum: de 1992 até hoje, foram feitas mais de 3 mil apresentações por cerca de mil palestrantes, gerando 10 mil páginas de documentos técnicos.

Vitkala teve tempo também para ser homenageado pelos anos à frente do evento, recebendo prêmios de entidades e empresas de vários lugares do planeta.

Panorama do vidro no mundo
Outras importantes personalidades falaram durante a cerimônia, como o CEO e presidente da Glaston, Arto Metsänen, e o ex-presidente da Guardian e atual sócio-gerente da Innoscovery, Scott Thomsen.

savaeteO consultor Bernard Savaëte, fundador da BJS Différences, ofereceu um panorama das mudanças do setor ao longo dos últimos 25 anos. Os números são impressionantes: de 150 linhas de float no início da década de 1990, passamos para cerca de 500. Com mais empresas, ocorreu uma pulverização dos fabricantes pelo mundo. Antes, 60% da produção era feita nos EUA, Europa e Japão — agora, as três regiões possuem menos de 20% do total. Vale citar, inclusive, que, nesse panorama de novos produtores, a Vivix foi mencionada pela operação brasileira. Mais uma importante constatação foi o crescimento da importância dos elos finais da cadeia para a realização de negócios.

Savaëte, no entanto, entende que o setor como um todo precisa crescer ainda mais na questão de pesquisa e desenvolvimento, fazendo com que tecnologias de ponta, como a dos vidros com revestimento, sejam realmente um diferencial para as empresas. Veja o que mais foi destaque nas palestras.

Confira as impressões de Iara Bentes nesse primeiro dia:

Brasil na Finlândia
GPD2017 (9)A revista O Vidroplano está representando o mercado nacional! Ela pode ser encontrada nas press tables, espaços para os veículos e revistas do setor vidreiro de todo o mundo.

Para não perder nenhuma informação sobre o GPD 2017, curta nossa página no Facebook e no Instagram. Além disso, assine a nossa newsletter e cadastre-se em nosso WhatsApp para receber boletins diários com os destaques do dia!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters