Vidroplano
Vidroplano


Quarto dia de Glasstec: mais um dia respirando vidro

27/10/2008 - 00h00

Mais um dia de feira. Nossa reportagem busca as tecnologias mais recentes para deixar você por dentro da maior feira de vidro do mundo. Com o tamanho da mostra, novidade é o que não falta. A primeira delas é que a organização do evento anunciou o crescimento de número de visitantes em relação à última edição da feira, em 2006. Nossa correspondente, Celina Araújo, acredita que cerca de duzentos brasileiros marcaram presença na mostra mundial.


A grande quantidade de robôs apresentados na Glasstec chamou a atenção dos visitantes. As tecnologias são utilizadas pelas indústrias vidreiras para a fabricação de vidro plano nos trabalhos com grande volume de peças a serem produzidas, além de serem úteis na produção de vidros para a indústria automotiva.



 


 


Outro atrativo que roubou a cena durante a feira foi a apresentação, na Glass Technology Live, de uma peça única de vidro com 12 m de comprimento.


 


 



Com exclusividade para a revista O Vidroplano, a belga Socabelec anunciou sua chegada ao Brasil prevista para 2009. A fabricante de soluções para automação do vidro montará um escritório em Curitiba.


 


 


 



A Albat + Wirsan declarou que seus produtos estão sendo tropicalizados. Ou seja, integrados para trabalhar em conjunto desde a produção até a área comercial. A unificação inclui a legislação tributária do Brasil e todas as variáveis de venda de um Estado para o outro. A empresa fez questão de enfatizar que trabalha com sistemas de todas as marcas.


Impossível não se surpreender com o tamanho do estande da Lisec. Com um espaço de 2.600 m², a empresa ocupou mais da metade de um pavilhão da feira apresentando cinco linhas em funcionamento. Essa é a maior participação da companhia em todas as edições da Glasstec. Mas não foi somente o tamanho do espaço que chamou a atenção no estande da Lisec. A empresa destacou o PerfectScan, mecanismo para controle de qualidade que detecta mínimas imperfeições nos vidros de acordo com os parâmetros de cada empresa.


 


 



 


 


 


No estande da Intermac, o produto que recebeu atenção especial foi o Primus, centro de usinagem de lapidação vertical a jato d’água. A furadeira Genius 37RS de recorte automático para portas e janelas também foi um dos lançamentos apresentados pela companhia.


 


 


 


Quem passou no estande da Fenzi pôde observar a linha de pintura Doralu – tinta ecológica sem chumbo para espelhos. Além disso, a empresa destacou a linha de tintas Tempver. Adequada para linha branca e decoração, o produto deve ser aplicado ao vidro antes de se temperá-lo. A linha Decover da empresa apareceu com dois novos produtos: o Aquaglass, tinta à base de água para pintura de vidros comuns, e o Glasslux. Como a companhia também produz selantes e perfis para vidro duplo, ela não poderia deixar de lançar algo para essa área: a novidade ficou por conta do perfil Chromatech Ultra, feito de aço inox com uma capa de policarboneto por dentro. O produto garante maior isolamento de temperatura.


 


Máquinas para lapidação de vidros multilaminados (adequados para proteção contra vandalismo) foi um dos lançamentos da Adelio Lattuada. Os equipamentos são capazes de lapidar vidros com até 80 mm de espessura.


 



 


 


A Lovati levou para a megafeira seus centros de usinagem fabricados com três, quatro ou cinco eixos. Como diferencial, foi ressaltado o fato de possuírem dois mandris de alta produção de peças seriadas. Eles destacaram ainda os centros de usinagem BEM e o Mistral, este destinado ao recorte de ferragens e dobradiças no vidro.


 


 


 


 



 


A Emar mostrou seus equipamentos para vidro duplo como a aplicadora de butil, extrusoras hot melt, silicone de bicomponente e as linhas automáticas para montagem de painel.


 


 


 


A ADI, por sua vez, mostrou aos visitantes seus rebolos diamantados e resinas para lapidadoras (retilíneas e bilaterais) e biseladoras. Ela também fabrica rebolos e fresas para centros de usinagem.


 


 


 


 


No espaço da Maver, foi possível conferir as mesas de corte semi-automáticas e automáticas para vidros monolíticos e laminados.


 


 


 


 


No estande da Dip Tech, que atua no Brasil por meio da Criavidros, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer uma impressora digital a jato de tinta com cerâmica vitrificável. A máquina imprime cinco cores de uma única vez e elimina a necessidade de telas, fotolitos e afins em um processo mais rápido e simples. É destinada à impressão de imagens em série ou personalizadas.


 


 



 


 


Diversos vidros especiais já oferecidos atualmente no mercado brasileiro estavam sendo exibidos pela Schott. Entre eles, o LightPoint (com LED), o SmartGlass (com filme de cristal líquido) e o Mirona (vidro semi-espelhado que permite a visão de imagens através do vidro). Como novidade, foi destacado o Devel Light System, mecanismo de iluminação em que não se vê a fonte de luz. É ideal para prateleiras e outros lugares em que seja necessário destacar algum objeto.


 


 



 


 


Para a Bystronic, a Glasstec foi o ponto de encontro para mostrar seus três principais produtos: uma linha de laminação para vidros com até 80 mm de espessura, uma mesa de corte de vidro a laser que dispensa o processo de lapidação – destinada ao mercado de fotovoltaicos, e por último, a nova geração da linha de lapidadoras para vidros automotivos, a Champid Speed Grind.


 


 


 


No estande da Keraglass, as máquinas para produção de revestimentos em vidro foram as vedetes. Como exemplo, foi colocado um revestimento de vidro laminado com EVA e glitter. De acordo com a empresa, o Brasil está aderindo cada vez mais aos processos em que, antes da têmpera, o forno faz um pré-aquecimento do vidro a 500 graus. A empresa apresentou também fornos de curvatura para vidros cilíndricos ou esféricos.


 



 


 


A Macotec mostrou uma mesa de corte que possui um único painel de controle para duas máquinas. A máquina corta vidro com o tamanho mínimo de 2 cm.


 


 


 



 


 


Em todas as edições da Glasstec, a espanhola Cricursa sempre faz de seu estande uma grande obra


 


 


 



 


 


Para chamar a atenção dos participantes da mostra mundial, a empresa ISRA Vision, especializada em questões relacionadas ao visual do vidro, colocou em seu estande uma modelo com o corpo todo pintado promovendo, assim, o que a companhia faz.


 


 


 


 



A Associação de Câmaras de Vidro do Mercosul (Acavime) também marcou presença na Glasstec. Seu estande serviu como ponto de distribuição das revistas Vidrotecnia, da Argentina, e O Vidroplano, do Brasil.


 


Esse foi o último dia da cobertura de O Vidroplano na Glasstec, pois nossa correspondente saiu de Düsseldorf, Alemanha, direto para a Bélgica para cobrir a inauguração da nova linha de PVB da Saflex, em 25 de outubro. A cobertura desse evento e também da Glasstec 2008 você poderá conferir nas páginas de O Vidroplano. Até lá!


Terceiro dia de Glasstec: uma surpresa a cada pavilhão


Glasstec: a busca por inovações continua


Direto da Glasstec, as primeiras notícias


Brasileiros na Glasstec


Cebrace anuncia construção do 5o forno em Jacareí, São Paulo



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters