Vidroplano
Vidroplano


Que vidros devem ser usados em coberturas e fachadas inclinadas?

15/03/2017 - 15h53

Coberturas ou fachadas inclinadas com vidro: sempre que presentes em uma construção, elas atraem a admiração das pessoas. Mas só beleza não basta. A segurança deve estar sempre em primeiro lugar.

Diante disso, nesse mais novo texto da série “O que a norma diz?”, mostraremos as determinações da NBR 7199 – Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações para esse tipo de instalação. Vamos lá?

Guarde bem essa informação. Em coberturas (claraboias e marquises, por exemplo) e fachadas inclinadas, só é permitido o uso de vidro:

- Laminado
1 - instalacao de guarda corpo
Vidro de segurança formado por duas ou mais lâminas de vidro fortemente interligadas, sob calor e pressão, por uma ou mais camadas de PVB (polivinil butiral), EVA (etil vinil acetato) ou resina. Em caso de quebra, os cacos permanecem presos à camada intermediária, impedindo a abertura do vão.

- Aramado
aramado
Também considerado um vidro de segurança, o aramado é um impresso translúcido que possui uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa. Ela segura os estilhaços de vidro na hora do rompimento da placa, reduzindo os riscos de ferimentos no momento da quebra e deixando o vão indevassável até sua substituição.

- Vidro duplo (insulado)
abertura
Dois ou mais vidros intercalados por uma camada interna de ar ou de gás desidratado. Pode ser composto por qualquer tipo de vidro, mas, no caso de aplicações em coberturas e fachadas inclinadas, a peça voltada para a face interior precisa ser laminada ou aramada.

Atenção! Embora cinco vezes mais resistente que vidros comuns, o vidro temperado não pode ser usado sozinho nesse tipo de instalação. Apesar de ser um material de segurança, em caso de quebra, seus cacos cairão sobre as pessoas e isso, garantimos, será péssimo.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters