Vidroplano
Vidroplano


Simpovidro 2009: atualização, interação e muita diversão

04/12/2009 - 00h00

O evento promovido pela Abravidro nos dias 12 a 15 de novembro de 2009, no Club Med Village Trancoso, Bahia, contou com o patrocínio das indústrias Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass e União Brasileira de Vidros (UBV). Durante quatro dias, os mais de quinhentos participantes aproveitaram as palestras e as atividades de lazer em um cenário composto por falésias permeando praias paradisíacas.


Na quinta-feira, dia 12 de novembro, os participantes foram recepcionados no aeroporto de Porto Seguro, almoçaram e tiveram a tarde livre. À noite, a solenidade de abertura teve início após a apresentação de índios pataxós da região. O presidente da Abravidro, Wilson José Farhat Júnior, abriu assim o evento: “Bem-vindos ao maior Simpovidro de todos os tempos!”.


Os presidentes das entidades associadas à Abravidro – Alexandre Pestana (Amvid), Roberto Menedin (Sinbevidros) e Rosemari Bremm Oliveira Germano (Adivipar) – fizeram parte da mesa de abertura, ao lado dos principais executivos das fábricas de vidro do Brasil: Leopoldo Castiella e Renato Holzheim (Cebrace), Mark Lacasse (Guardian), Luiz Fernando Tirone (Saint-Gobain Glass) e Sérgio Minerbo (UBV). Estes, aliás, apresentaram, resumidamente, um panorama do mercado vidreiro nacional. Os profissionais transmitiram informações sobre os investimentos e projetos de cada empresa para os próximos anos. Na sequência, um grupo de capoeiristas conduziu os participantes para o coquetel que encerrou a noite.


‘Fazendo mais com menos’
Nos dias seguintes, o lema do evento era “fazer mais com menos”. A palestra da UBV, Cores e sabores, apresentada pela chef Morena Leite, natural de Trancoso, deu início às conferências. Morena preparou ao vivo um vatapá que abriu o apetite de todos os participantes. Ao final de sua palestra, foram servidos à plateia um petit gateau de goiaba e um brigadeiro de capim-santo (erva cidreira).


O meu Everest foi a palestra seguinte. Luciano Pires, numa apresentação bastante descontraída, contou como foi sua escalada ao campo base do Everest, a 5.300 m de altitude. Ao longo de sua narrativa, Luciano trabalhou vários conceitos de gestão e ressaltou a importância de ser determinado e não abandonar seus sonhos, por mais estranhos que eles pareçam aos olhos dos outros.


Boas práticas para o uso do vidro em edificações eficientes, com o consultor em Conforto Térmico e Eficiência Energética Fernando Simon Westphal, foi a próxima apresentação. De forma enxuta, o consultor falou sobre a tendência de aumento da demanda energética nas construções: o desafio é garantir o desempenho térmico e atender a exigência do mercado.


Após o coffee-break, apresentou-se, em nome da Guardian, a jornalista Fátima Turci, com a palestra Brasil pós-crise. A apresentadora do programa Economia & Negócios (Record News) disse que o Brasil conseguiu sair da crise muito melhor do que o resto do mundo. “De novo, o Brasil está sendo visto pela comunidade internacional como o país onde dá para fazer”, disse ela.



As palestras do dia foram encerradas com Metacompetência – Um salto de competitividade, com Eugênio Mussak. Médico e educador, Mussak explicou que o metacompetente é aquele que faz mais do que se espera dele. O palestrante animou a plateia com histórias pessoais que comprovam sua teoria e apresentou fórmulas matemáticas que ilustram o conceito.


Com a tarde livre, participantes e acompanhantes se divertiram nas atividades de lazer e, à noite, puderam assistir ao Gong Show oferecido pelos monitores do Club Med, os conhecidos GOs.


A programação do dia 14 começou com a palestra institucional da Cebrace, ministrada pelo gerente de Desenvolvimento de Mercado da empresa, Carlos Henrique Mattar. O executivo falou sobre as atividades da fábrica e sobre o trabalho realizado por seu departamento de marketing objetivando “aproximar” as pessoas do vidro. Também apresentou dois lançamentos da empresa, os vidros Planitherm e Prisma, que têm sido promovidos para o mercado, e anunciou o lançamento da Cebrace no Simpovidro, o Cover Glass, linha de vidros serigrafados.


Carlos Alberto Júlio subiu ao palco em seguida para a ministrar a palestra A arte da estratégia e começou falando de decisões: não existe relação direta entre a decisão e o resultado. Também pregou que não se podem esperar resultados diferentes fazendo tudo sempre igual.


Pausa para o coffee-break. Retornando à sala, assistiu-se à palestra da Saint-Gobain Glass – O processo criativo e o universo corporativo – com o artista plástico Antônio Peticov. Seguindo o tema do Simpovidro, o artista afirmou que “fazer mais com menos o que todos os artistas tentam”. A palestra foi toda ilustrada com projeções de obras do autor comentários sobre o processo de criação.


Encerramento
Para finalizar a programação de palestras do Simpovidro, Daniel Godri falou sobre o tema Motivação e criatividade para fazer mais com menos. Em uma apresentação animada, com música e muita participação do público, Godri disse que “quem não é visto, não é lembrado”, e que, para ser criativo, é preciso parar de olhar para os problemas e ir atrás de soluções.


 


Após essa apresentação, instalou-se a mesa de encerramento com a presença dos dirigentes das associações regionais –Márcio Moreira de Souza (Ascevi) e Celso Almeida Magalhães (Sincavesp) – e executivos da Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass e UBV. Wilson Júnior agradeceu a presença de todos, disse que o Simpovidro foi bem-sucedido em sua missão e que o auditório lotado, mesmo com o Sol forte do lado de fora do centro de convenções, era a maior prova disso.


À noite, os participantes tiveram o jantar temático de encerramento – Noite do branco – e puderam acompanhar um show dançante com banda. O dia seguinte foi reservado para a saída dos visitantes com destino ao aeroporto. Com a sensação de missão cumprida, todos se despediram do Club Med Village Trancoso ansiosos pelo Simpovidro 2011!


Integração
Enquanto as manhãs no centro de convenções do Club Med ferviam de informações com as palestras dos maiores conferencistas do Brasil, à tarde, os representantes do setor e suas famílias contaram com ampla programação de esportes e lazer. Entre as opções, mergulhos no mar ou na piscina do Club Med, oficina de artesanato indígena, sessões de quick massage, torneios de futebol, tênis e arco e flecha, além de aulas de trapézio.


Apoiadores
O 9º Simpovidro contou com o apoio de 25 empresas. Todas apresentaram novidades e aproveitaram Trancoso para fechar negócios e fortalecer ainda mais suas marcas: Abrasipa, Alclean, Alpex, AL Puxadores e Ferragens, Arbax, Belcom, Belga Metal, Bottero, Bystronic, Dorma, Espaço Aberto, Glasspeças, Glass South America, Glass Vetro, Glaston, Grecco, Gusmão, Idéia Glass, Falcão Bauer, Keraglass, Sglass, Tec-Vidro, Terra de Santa Cruz, Use Mak e Vip Door.


A cobertura completa do 9º Simpovidro você confere na edição de dezembro da revista O Vidroplano.


Clique aqui para ver a galeria de fotos do Simpovidro



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters