Vidroplano
Vidroplano


Simpovidro 2017: permanecemos fortes e capazes de dialogar!

11/11/2017 - 18h25

Mesmo em meio à forte crise econômica vivida pelo Brasil nos últimos anos, que abalou toda a construção civil, a 13ª edição do Simpovidro foi um sucesso. Realizado de 9 a 12 de novembro no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, o evento teve todas as vagas disponibilizadas preenchidas, alcançando o número de 516 participantes. E, mesmo com as divergências na nossa cadeia devido ao desabastecimento de vidro float no País, os diferentes elos do segmento estiveram presentes, dialogando entre si e trocando ideias para que todos possam sair ganhando da melhor forma possível.

Logo após as palestras deste sábado, os representantes da Abravidro e também das usinas de base foram chamados ao palco da plenária para fazerem considerações sobre o evento. José Domingos Seixas, presidente da Abravidro, não pôde conter o orgulho pelo simpósio: ele destacou o esforço feito para realizá-lo e considerou que ele representa tudo o que o setor pode fazer de grande. Também reforçou que a Abravidro é parceira dos processadores e distribuidores e está à disposição de todos nas suas demandas e necessidades.

Todas essas palavras foram ecoadas pelos vice-presidentes da Abravidro: para Emerson Arcenio, este foi um evento de superação, onde o objetivo de integração do setor foi alcançado. Rafael Ribeiro disse que é muito bom saber que o setor permanece unido, vivo, e deseja que todos continuem lutando por ele. Já Alexandre Pestana comentou que olhar a plenária cheia mostra que a Abravidro e toda a cadeia fizeram novamente um grande evento, comparando esta edição com a de 2009 – em ambos, o País passava por crises e todos debateram bastante a retomada da economia e a esperança pelos dias que devem vir.

Parceiras de todo o setor

Os representantes das seis usinas vidreiras no Brasil aproveitaram para reforçar sua parceria com os demais elos da cadeia vidreira. Franco Faldini, gerente-executivo nacional de Vendas e Marketing da AGC, mencionou que esta foi a primeira vez que participou do Simpovidro, e considerou o evento impecável. Faldini também fez uma alusão ao tema do simpósio: para ele, se 2017 foi um filme, o setor vidreiro merece um Oscar, porque diante dos desafios enfrentados este ano, conseguimos ter um desempenho mais que satisfatório. Por fim, reafirmou o compromisso da AGC com o mercado, informando que a multinacional vai adiantar ao máximo a conclusão do segundo forno e fazer lançamentos a fim de desenvolver o vidro no Brasil.

O gerente nacional de Vendas da Cebrace, Leandro Pozzer, elogiou as palestras e disse que todos os participantes do Simpovidro puderam viver momentos incríveis. O foco da Cebrace, afirmou, está em seus clientes e no desenvolvimento do mercado, reforçando a parceria da empresa com todos os processadores e distribuidores.

Para Renato Sivieri Barboza, diretor de Marketing da Guardian, foi um prazer estar esses dias com os processadores, pessoas que considera terem muita resiliência e criatividade para enfrentar os obstáculos, sendo uma inspiração para todo o setor. Também disse ter orgulho de participar de um evento tão bem-organizado pela Abravidro, e destacou que a fabricante espera fortalecer os contatos que firmou com velhos e novos clientes.

Todos os envolvidos na organização do evento foram parabenizados pelo coordenador de Marketing da Saint-Gobain Glass, Gabriel Zanatta, que elogiou bastante a integração que só um evento como o Simpovidro pode oferecer. Com relação ao próximo ano, Zanatta disse que 2018 será repleto de desafios, mas que se a indústria investir em tecnologia e comunicação, alcançar os objetivos será muito mais fácil.

Os palestrantes também foram lembrados no balanço geral do Simpovidro: Vitor Hugo Farias, coordenador de Vendas, Comércio Exterior e Marketing da União Brasileira de Vidros (UBV), elogiou bastante a palestra de Erik Galardi sobre a importância da comunicação eficiente e a valorização da marca do vidro no mercado, bem como do conteúdo das apresentações como um todo, especialmente das focadas em economia e política. “O que dizer da Abravidro? Muito obrigado! Vocês fazem um trabalho formidável”, agradeceu.

Por fim, o gerente comercial da Vivix, Danilo Gatto, agradeceu à Abravidro, aos clientes, parceiros e até aos concorrentes presentes no evento. Para ele, este Simpovidro marca um momento muito importante na história do setor, pois mostra que ele teve muita superação depois de um período de tantas dificuldades enfrentadas.

Política, economia e liderança em foco

No período da manhã, palestras abordaram temas essenciais para nossas empresas. O jornalista Rui Nogueira, por exemplo, analisou o cenário político atual do País, além de apontar as certezas e incertezas para o próximo ano, indo das próximas eleições às reformas trabalhista e previdenciária.

Na área da economia, outro jornalista: Carlos Alberto Sardenberg explicou a situação da economia nacional hoje de forma leve, dinâmica e didática. Ele também indicou que o País vem aos poucos vivendo uma recuperação, embora sua média de crescimento ainda esteja baixa para uma nação emergente.

A última palestra do evento foi feita pelo único brasileiro tricampeão olímpico, o técnico de vôlei José Roberto Guimarães. Por meio de sua trajetória no esporte, ele mostrou que um bom líder precisa assumir riscos, motivar sua equipe e, principalmente, se comprometer com o projeto com o qual está envolvido. Dar sempre o máximo de si e buscar soluções novas também são pontos importantes para o sucesso.

Continue acompanhando o site e as redes sociais da Abravidro para ver todos os vídeos e galerias de fotos! E atenção: a cobertura completa do 13º Simpovidro estará na edição de dezembro de O Vidroplano. Aguarde!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters