Vidroplano
Vidroplano


Simpovidro é sinônimo de sucesso

14/12/2007 - 00h00

De 6 a 9 de dezembro, o Hotel Bourbon Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), foi sede do 8º Simpovidro, organizado pela Andiv. Centenas de empresários do setor vidreiro participaram do simpósio e aproveitaram a oportunidade para fazer novos contatos, conversar sobre as tendências do mercado e adquirir mais conhecimentos sobre gerenciamento dos negócios a fim de facilitar o direcionamento das ações da empresa. Na solenidade de abertura, na quinta-feira à noite (dia 6), Luiz Jorge Pinheiro (Cebrace), Mark Lacasse (Guardian), Luiz Fernando Tirone (Saint-Gobain Glass) e Elias Freire (UBV) – executivos das fábricas vidreiras no Brasil, – falaram, resumidamente, sobre a conjuntura econômica brasileira e os caminhos para que o segmento vidreiro aproveite da melhor maneira possível esse momento de aquecimento no consumo de nosso produto. Os profissionais relataram também os investimentos e projetos de cada empresa para os próximos anos.



O conteúdo
Nos dias seguintes, o lema era agregar valor ao negócio. Coube à Sandra Sernaglia, diretora de Marketing da UBV, dar início às conferências. A palestrante falou sobre a importância de a empresa se “posicionar” (criar identidade própria) para alcançar a diferenciação de seus produtos. Já o especialista em marketing e administração Sandro Magaldi buscou fazer com que se entendesse o real significado de se agregar valor com enfoque imprescindível no papel do cliente. “Não adianta vender produtos com alto valor agregado se o consumidor final não perceber que também está comprando esse diferencial”, afirmou.
Em nome da Guardian, Volney Faustini foi escalado para falar sobre como gerar valor em toda a cadeia – desde a distribuição e o varejo até chegar ao consumidor final. Segundo ele, isso é possível com inovação constante e formação de parcerias fortes.
Para encerrar o primeiro dia de palestras, Cláudio Tomanini, sócio-diretor da New Marketing e professor do MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV), transmitiu com muito bom humor a visão que o profissional de vendas precisa ter atualmente e também focou no atendimento exclusivo que cada cliente deseja e merece. “Uma empresa não é o lucro que gera, mas, sim, o número de clientes que possui”, ressaltou.



Mais informação
No sábado (dia 8), Kátia Sugimura mostrou quais as ações realizadas pela Saint-Gobain Glass para construir relacionamentos sustentáveis com todos os stakeholders, os envolvidos no negócio (colaboradores, acionistas, comunidade, processadores e distribuidores, além dos consumidores finais) e produzir valor. Marcelo Cherto, autor de livros sobre franchising e presidente da consultoria Cherto, falou sobre a relevância de se utilizar vários canais de vendas para potencializar o empreendimento e alcançar mais os clientes.
Já o time da Cebrace, composto por Carlos Henrique Mattar, Carlos Henrique Medeiros e Renato Holzhein, escolheu o tema sustentabilidade e provou como é possível fazer com que as empresas vidreiras se adequem a essa tendência de mercado.
O último palestrante, Sidney Santos, surpreendeu o público contando sua história de sucesso empresarial como dono do Grupo Sid, formado pelas empresas de comunicação visual Sid Signs e Fastsigns Brasil. De forma lúdica, demonstrou, em um número circense de equilibrismo, os desafios dos administradores de empresas. Por fim, Edison Talarico, que mediou as conferências durante os dois dias de programação, aplicou alguns exercícios simples para que cada participante levantasse questões cujas respostas sintetizassem os objetivos a serem perseguidos na empresa de cada um.



Integração
Além das conferências que buscaram promover atualização profissional, o Simpovidro também tem o papel importante de ajudar na integração entre os profissionais do vidro de todo o Brasil. A programação incluiu atividades para as acompanhantes, como as oficinas de artesanato de madeira e tecido e também momentos de relaxamento, como sessões de quick massage, além de toda a área recreativa do Hotel Bourbon Cataratas. Na sexta-feira à tarde, os participantes se entusiasmaram com a visita às Cataratas do Iguaçu e no jantar de encerramento, no sábado, deram boas risadas provocadas pelo show do comediante Bruno Motta.



A cobertura completa do 8º Simpovidro você confere na edição de dezembro da revista O Vidroplano. Nos meses seguintes, serão publicadas reportagens sobre os conceitos apresentados nas palestras do evento.


Clique aqui para ver a galeria de fotos do Simpovidro



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters