Vidroplano
Vidroplano


Terceiro dia de Glasstec: uma novidade a cada pavilhão – 26/10/2006

26/10/2006 - 00h00

Encontro de gigantes


A 10ª Glass Processing Days (GPD) será no ano que vem. Para comemorar essa marca, a cerimônia de abertura envolverá os quatro CEOS (chef executive officer) das principais fabricantes de vidro do mundo. Hoje, o ponto alto da Glasstec, foi a entrevista que três desses CEOS deram. Envolvendo a imprensa de vidro mundial, o encontro foi histórico, pois reuniu os concorrentes de vidro do mundo numa mesma entrevista coletiva. Tomoaki Abe, vice-líder da Nippon Sheet Glass (NSG), Russell Ibeid, presidente do Glass Group da Guardian Corporation, e Arthur Ulens, presidente da AGC Glass e CEO da Glaverbel, deram uma prévia do que será o GPD 2007.


Abe foi econômico nas palavras e revelou que acredita nas pessoas. “Elas são a chave para o sucesso”, disse ele. Sobre a aquisição da NSG pela Pilkington, Abe afirmou: “A marca da Pilkington vai se manter nos lugares em que a Pilkington era conhecida e a NSG vai se manter nos lugares em que a NSG era conhecida. Para quem está de fora, pode parecer que essa aquisição da NSG foi uma coisa repentina, mas quem se envolveu no processo sabe que a negociação foi o resultado de um trabalho feito paulatinamente ao longo dos anos”. Abe acredita que novas aquisições sejam feitas no mercado de vidro, pois o mundo caminha para redução de custos de logística e melhoria de qualidade. “Acredito muito no mercado vidreiro porque ele está em crescimento. Estamos num excelente mercado.”


Ibeid fez o anúncio de novas unidades da Guardian nos Emirados Árabes e na Rússia. Num discurso caloroso, Ulens falou sobre o Protocolo de Kyoto, eficiência energética, vidros com controle solar e, inclusive, provocou os colegas de mesa com o tema.


Vidro em arte


Quem afirma que a Glasstec é uma feira de máquinas não sabe o que está dizendo. A feira apresenta muitas novidades na área de vidro com arte. Os visitantes contam com uma grande exposição em que são colocados pedestais com obras de arte e, ao redor deles, livros de literatura de arte em vidro.


                                             


       


 


 


 


 



Dados no painel


A Solutia está lançando o PVB especial para isolamento acústico e, na área de automotivo, um sistema para refletir os dados do painel do carro. Alberto Braga e Sérgio Andrade estavam no estande da empresa recebendo os visitantes da Glasstec.


Primeira vez


Os produtos da Eurocentro, as persianas ScreenLine, sempre marcam presença na Glasstec. Porém, Roberto Papaiz está na feira pela primeira vez. Recebendo clientes brasileiros e do Mercosul, ele entrega pessoalmente o catálogo em português de sua empresa e apresenta a novidade: uma nova linha de acionadores das persianas com novo design e estética. O lançamento é simultâneo no Brasil e Europa. Segundo Papaiz, o objetivo é descobrir a preferência dos clientes brasileiros e levar o produto certo para o mercado.


Marca de qualidade


Enquanto destaca seu lado de marca de qualidade com intensidade, a Bovone apresenta duas linhas: a de laminação e a tradicional de lapidadoras e biseladoras. Na foto ao lado, vêem-se Massimo Arata, da Bovone, com César Serikyaku.


Dois em um


Representando as Américas, Rubens de Los Reyes, da Sekisui do México. Ele revelou que o lançamento da empresa é uma única película que tem a propriedade do controle solar e acústico e pode ser aplicada na arquitetura e no automotivo.


Impressão digital


Audrey Kompier, diretora de Marketing da Iimak, foi à Alemanha para apresentar um produto que está sendo lançado no Brasil: o Decotherm, um processo de impressão digital em vidro.


Bom para os olhos


Os expositores da Glasstec fazem grandes construções em seus estandes com o objetivo de mostrar conceitos do próprio produto ou os horizontes ilimitados que pode ocupar. As imagens abaixo dão prova disso. 



 


Sala de reunião da espanhola Cricursa


 



 


Vidro curvo também no estande da Cricursa


 


 


Alta tecnologia


No auditório do pavilhão 11 são realizados seminários e palestras sobre novas tecnologias. Ao redor desse auditório, criada pela organização do evento, há uma exposição de protótipos que reúne todas as novas tecnologias de vidro.


Barreira de proteção 


Só para se ter uma idéia de como atitudes ecologicamente corretas estão sendo postas em prática, há uma barreira de proteção nos vidros de coberturas para que as aves saibam que aquilo é um vidro e não se choquem. É um vidro desenvolvido com barras impressas que não comprometem a estética e protegem a vida das aves.


Sem ferragem


Escada inteira de vidro temperado-laminado sem ferragens de fixação. Ou seja, os corrimãos e degraus são inteiros de vidro e não têm nenhuma ferragem. É possível enxergar apenas, em cada lateral do degrau, um aparador de metal encaixado e colado no vidro. “Parece que o degrau está flutuando no espaço”, disse nossa correspondente, Celina Araújo.


 


Imagem com movimento 


Os vidros com leds estão muito mais populares nessa edição da Glasstec. É possível vê-los em vários estandes. A novidade, agora, é que a imagem tem movimento.


Brasileiros na Glasstec


Glasstec: últimas notícias – 27/10/2006


Bastidores do segundo dia da Glasstec – 25/10/2006


Direto da Glasstec, as primeiras notícias – 24/10/2006



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters