Vidroplano
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Último dia da Glass South America confirma sucesso do evento

11/06/2016 - 16h35

Na tarde deste sábado, chegou ao fim a 12ª edição da Glass South America. Mesmo em meio à crise econômica enfrentada no Brasil, a maior mostra do setor vidreiro na América Latina não se abalou: segundo os organizadores do evento, mais de 12 mil visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo passaram pelo Transamerica Expo Center, na capital paulista, visitando os estandes de cerca de duzentas empresas nacionais e internacionais.

Com a edição de 2016 da mostra mal acabando, já podemos antecipar que a Glass de 2018 virá com uma série de novidades. Para começar, a NürnbergMesse Brasil, organizadora da Glass South America, estará sob nova direção: a partir de julho deste ano, João Picolo assume o posto de diretor-geral da organização. Em entrevista para O Vidroplano, Picolo enfatizou: “Tenho muitas ideias que pretendo colocar em prática – junto com a Abravidro, obviamente. A parceria exclusiva com a entidade na organização da feira é muito importante para nós”. Ele também adiantou que, este ano, a exposição se despede do Transamerica Expo Center: em 2018, ela será realizada no São Paulo Expo, antigo Centro de Exposições Imigrantes.

O estande da Abravidro mais uma vez foi bastante visitado, tanto pelas belas apresentações da trupe circense Felchak como pelos materiais informativos e presença de toda a equipe da associação para esclarecer qualquer dúvida dos visitantes. Celina Araújo, superintendente da Abravidro, explicou a inspiração no circo para a decoração do estande: “A gente verifica que as empresas familiares do circo vêm atravessando séculos, sempre encantando os mais diversos públicos e sempre se reinventando, prontas para novos desafios. É assim que o setor vidreiro no Brasil tem de enfrentar o momento atual: com criatividade e disposto a mudanças”.

Celina também destacou que a Glass South America superou todas as expectativas em 2016. “Conversamos com os visitantes e eles ficaram bastante impressionados com a qualidade dos estandes e com as novidades da feira, que não reduziu seu tamanho mesmo com a crise”, comentou. “Já os expositores observaram que os visitantes estão muito dispostos a passar por esse momento com criatividade e otimismo, prontos para se adaptar às dificuldades atuais e superá-las”.

A Arena de Gestão e Tecnologia, por sua vez, recebeu a palestra Guerreiros não nascem prontos: a estratégia das competências, realizada pelo renomado conferencista José Luiz Tejon, a convite da Associação Nacional de Vidraçarias (Anavidro). Tejon apresentou seu novo livro, Guerreiros não nascem prontos, e falou sobre as ideias presentes nele — a obra trata das características de pessoas bem-sucedidas.

Outro ponto alto da mostra foi o espaço Vidro em Ação, no qual os visitantes puderam ver de perto os procedimentos para quatro diferentes ensaios de segurança para o vidro e dois ensaios de acústica, de forma descontraída e didática. “As pessoas ficaram impressionadas com os ensaios e creio que pudemos mostrar, na prática, a importância das normas técnicas e da certificação dos vidros para garantir a segurança e o conforto de todos”, comentou Silvio Bueno de Carvalho, gerente-técnico da Abravidro.

Quatro dias de muitas novidades

A Glass 2016 foi marcante desde seu primeiro dia: além de um almoço reunindo representantes da NürnbergMesse, Abravidro e jornalistas para falar sobre o evento e as perspectivas para o setor vidreiro brasileiro, o Pavilhão Italiano da mostra também promoveu uma entrevista coletiva com representantes da Italian Trade Agency (ITA) e da Associação Italiana de Fornecedores de Máquinas, Acessórios e Produtos Especiais para o Processamento do Vidro (Gimav). Eles deixaram claro que, mesmo com o atual cenário econômico no Brasil, as empresas italianas de maquinários para vidro ainda consideram o País um mercado atrativo e, por isso, estão confiantes que poderão conquistar novos clientes e expandir seus negócios no Brasil.

Mais atividades marcaram o segundo dia da Glass: pela manhã, antes mesmo de a feira abrir seus portões para os visitantes, a diretoria da Associação de Câmaras de Vidro do Mercosul (Acavime) reuniu-se para discutir a baixa atividade econômica dos países representados pela associação e os caminhos para a recuperação do setor vidreiro na região. À tarde, no segundo dia de palestras na Arena de Gestão e Tecnologia, Vera Andrade, coordenadora-técnica da Abravidro, apresentou algumas determinações da NBR 7199 – Projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil, além de enfatizar a importância de que os vidraceiros sempre sigam as normas técnicas na hora de especificar e instalar seus vidros.

O penúltimo dia de evento ficou com seus corredores lotados de visitantes, conferindo todos os estandes da mostra. Nesse dia, a Abravidro também lançou o guia Estratégias corporativas de baixo carbono – Setor do vidro, produzido em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro). O material, voltado especificamente para o setor vidreiro, traz um passo a passo para auxiliar as empresas a reduzir a emissão de gases do efeito estufa (GEE) e, assim, ganhar o certificado de créditos de carbono.

A cobertura completa da 12ª Glass South America estará presente na edição de julho de O Vidroplano. Aqui, você acessa a galeria de fotos do evento.



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