Vidroplano
Vidroplano


Vidraceiro, vamos elaborar uma norma sobre a sua profissão. Participe!

20/07/2016 - 20h08

Faz tempo que muitas pessoas do setor procuram referências técnicas sobre o perfil do vidraceiro padrão. Em busca da melhor resposta, a Abravidro, por meio do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), obteve autorização da ABNT para a criação da comissão de estudo de qualificação do profissional vidraceiro.

Assim como já acontece com outras profissões da área da construção civil (a exemplo de pedreiros e pintores), a futura norma para vidraceiros estabelecerá as competências para os profissionais do nosso setor e definirá as bases para sua avaliação. Portanto, após sua publicação, a norma deverá contribuir com a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos vidraceiros, pois irá orientá-los sobre as práticas corretas da profissão e poderá conscientizá-los quanto à importância de se aplicar as determinações das outras normas relacionadas aos vidros planos.

No futuro, aqueles que trabalharem dentro da norma de vidraceiro terão respaldo técnico para as suas atividades, com qualidade assegurada. Com a medida, todos ganham: vidraceiros, consumidores e, consequentemente, todo o setor.

Você pode ajudar a fazer essa norma!
As reuniões para a elaboração da norma de vidraceiro terão início nos próximos meses. A participação é aberta a todos os voluntários – a agenda das reuniões do ABNT/CB-37 está disponível aqui. Se quiser receber os convites em seu e-mail, mande mensagem para cb37@abnt.org.br e solicite sua inclusão na comissão de estudo. Vidraceiros, representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), professores de cursos de qualificação para vidraceiros, vidraçarias, processadores de vidro e as usinas de base serão convidados pela Abravidro para integrar a comissão.

Você deve estar se perguntando: “Com a norma, poderei me tornar um vidraceiro certificado?”. No futuro, sim. A elaboração da norma é a primeira etapa para a criação de procedimentos para a certificação. A Abravidro irá trabalhar neste processo após a publicação da norma.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters