Vidroplano
Vidroplano


Vidro destaca-se em sistema fotovoltaico do Ministério de Energia

23/11/2016 - 18h33

No dia 17 de novembro, foi realizada a cerimônia oficial de inauguração do sistema de geração distribuída solar fotovoltaica do edifício-sede do Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília. A instalação é o fruto de uma cooperação técnica entre o MME e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), cujos associados forneceram os módulos fotovoltaicos que compõem o sistema — todos os quais levam vidro em sua composição.

Trata-se do primeiro sistema fotovoltaico de grande porte instalado em um edifício da Esplanada dos Ministérios do Governo Federal. Segundo Rodrigo Lopes Sauaia, presidente da Absolar, essa iniciativa representa um marco histórico para o setor nacional de energia fotovoltaica e uma mudança de paradigma no posicionamento do governo federal frente à tecnologia. Espera-se que ela possa incentivar o governo em suas três esferas — nacional, estadual e municipal — a seguir esse exemplo e instalar sistemas de geração distribuída em outros edifícios públicos, tanto governamentais como em escolas, hospitais e delegacias, entre outros, motivando a população a aderir a eles também. Sauaia ressalta que a adoção desse sistema contribui para a redução de gastos com eletricidade, aliviando o orçamento, além de ajudar na diminuição da emissão de gases de efeito estufa, tornando a matriz energética mais limpa, distribuída e renovável.

Com relação ao vidro, o dirigente da Absolar destaca que ele é usado na composição de cerca de 95% dos módulos fotovoltaicos e têm a função de proteger seus componentes internos ao mesmo tempo que permite a passagem da luz solar por sua superfície. “O setor de energia solar e o setor de vidros planos são parceiros desde o seu nascimento”, aponta, lembrando que a Absolar conta com empresas vidreiras entre seus associados. Com o estabelecimento de fabricantes de módulos fotovoltaicos no Brasil, o presidente da Absolar espera que o setor vidreiro nacional possa atendê-las no fornecimento de vidros com baixo teor de ferro e alta transmitância.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters