Vidroplano
Vidroplano


Você conhece os cuidados necessários para fazer a lapidação do vidro?

08/03/2017 - 18h15

A lapidação é conhecida por todo bom trabalhador do setor. Ela tem dois objetivos: retirar partes cortantes das bordas do vidro e deixar a peça com acabamento diferenciado, agradando ao cliente. Tarefa fácil, não é? Sim, mas desde que se observem as recomendações de segurança para evitar riscos ao executar o serviço.

Se você quer um processo de lapidação tranquilo e sem problemas, siga as dicas abaixo:

Atenção com a postura!

Não fique em posição desconfortável na hora da lapidação. Isso pode prejudicar sua coluna;

Água tratada é água segura!


A água industrial reaproveitada para a lapidação precisa ser tratada — caso contrário, pode causar problemas na pele do lapidador e no vidro;

Cuidado pra não escorregar!


A área de lapidação deve estar limpa, organizada e sem água no piso ou mangueiras espalhadas;

Fiscalização constante!


É importante que a lapidação seja acompanhada por um profissional da área de segurança do trabalho, ou que ele faça uma visita à vidraçaria para explicar as formas corretas de realizar a lapidação. Além disso, para processadoras, é fundamental a formação de uma comissão interna de prevenção de acidentes (Cipa), para corrigir erros e garantir a segurança dos funcionários.

Sempre eles, os EPIs!


Parece óbvio, mas são poucos os que se atentam a isso. Os lapidadores devem sempre usar os equipamentos de proteção individual (EPIs). São eles:

– Óculos de segurança;
– Luvas anticorte (impermeáveis);
– Mangotes anticorte (impermeáveis);
– Avental anticorte (impermeável);
– Protetores auriculares;
– Botas com biqueira (impermeáveis);
– Capacete (para o manuseio de vidros maiores que a altura do funcionário);
– Creme protetor (para trabalhos em que há contato com água industrial).

A união faz a força!


Jamais carregue vidros de tamanho médio ou grande, ou com peso acima de 60 kg, sozinho (mesmo em caso de peças abaixo de 60 kg, é importante que a empresa evite que uma única pessoa manuseie uma peça). Se possível, use equipamentos adequados, como ventosas, pórticos ou trilhos;

Gostou das instruções? Não é difícil segui-las! E, pra finalizar, deixamos uma dica extra para todos os processadores do País: nos dias 23 e 24 de março, a Abravidro vai organizar mais uma edição do PPCPE, o único curso de PCP específico para o setor vidreiro! Veja como ele pode ser útil para ajudar sua empresa a redefinir processos, reduzir perdas e aumentar a eficiência e produtividade. O treinamento será realizado na sede da Abravidro, em São Paulo. Não deixe de participar!

Para conhecer mais detalhes sobre a lapidação de vidros, leia a reportagem da edição nº 495 de O Vidroplano!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters