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Quais as vantagens de trabalhar com ferramentas da qualidade?

19/04/2017 - 19h53

Tenha certeza: nenhum processo é 100% estável. Vez ou outra pode haver uma falha impossível de ser controlada. Vejamos os casos de recall das montadoras de veículos: são empresas com um rigoroso nível de exigência, mas, mesmo assim, têm a eventual necessidade de fazer reparos em seus automóveis.

As empresas sempre devem procurar melhorar seus processos para evitar ao máximo essas situações indesejadas. Para isso ser possível, gestores contam com um aliado: as ferramentas da qualidade.

O que são?
São técnicas para medir, analisar e definir ações para resolver problemas na produção — sejam operacionais (alguma das etapas da fabricação) ou administrativas. Elas ajudam (e muito), fazendo com que a empresa acompanhe todo o seu processo produtivo com atenção.

As ferramentas da qualidade mais conhecidas

Diagrama de Pareto
Gráfico de barras que representa a frequência de ocorrências indesejadas na produção (defeitos, quebras etc.). Com isso, o gestor pode verificar facilmente quais são os principais problemas a serem resolvidos. Estudos que originaram essa ferramenta concluíram que a maioria das perdas de um processo tem poucas causas: em média, 20% delas geram 80% dos problemas.

Controle estatístico do processo (CEP)
Utilizado para coletar dados e analisar as tendências por meio de gráficos chamados cartas de controle. Elas permitem verificar as variações que colocam em risco a qualidade do produto. Exemplo prático: a característica de desempenho mais crítica para um temperado é a fragmentação — de acordo com a NBR 14698, a variação permitida para a construção civil é de quarenta a cem fragmentos. Com a carta de controle, o responsável pela têmpera irá avaliar estatisticamente as variações, evitando que peças fora dos limites sejam fabricadas.
Existem outras ferramentas da qualidade, como o Diagrama de Ishikawa, fluxograma, folha de verificação, histograma, diagrama de dispersão, PDCA, 6 Sigma e FMEA, entre outras. Por isso, vale a pena conhecê-las, para que sua empresa sempre esteja à frente dos problemas.

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Edweiss Silva é tecnólogo em gestão da qualidade. Consultor da Abravidro para certificação, é responsável por acompanhar a preparação das empresas para a auditoria do Inmetro. esilva@abravidro.org.br



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