Vidroplano
Vidroplano

Reflexo do setor

18/12/2015 - 12h21

Vivix lança seu espelho e mercado nacional se amplia com mais opções de fabricantes. Conheça os produtos

Como se diz no ditado popular, essa é uma “briga de cachorro grande” e a Vivix acaba de anunciar — em alto e bom som — querer fazer parte da disputa. No mês de novembro, a empresa pernambucana lançou em grande estilo o Vivix Spelia (cuja fabricação teve início em outubro), com anúncio de três páginas na revista de maior circulação no País, a Veja. A concorrência promete ser grande: na mesma edição da publicação, a Guardian também marcou posição anunciando a sua consagrada linha de espelhos, que já estava no mercado competindo com os produtos da Cebrace e, mais recentemente, com os da AGC. O mercado brasileiro ainda conta também com participação de espelhos importados, que atingiram volumes altos em anos passados, mas, em 2015, perderam espaço graças à alta do dólar e à proximidade de conclusão de um processo de investigação antidumping. Nas páginas a seguir, O Vidroplano apresenta em detalhes os produtos disponíveis no Brasil e alguns de seus diferenciais.

Lançamento sustentável
O Vivix Spelia está disponível nas versões incolor e fumê, com espessuras de 2 a 6 mm. A fabricante afirma que os espelhos da linha estão em concordância com a norma ABNT NBR 14696 — Espelhos de prata e com a norma internacional EN 1036 — Glass in building. Mirrors from silver-coated float glass for internal use (Vidros em edificação. Espelhos de vidro float com revestimento de prata para uso interno). A sustentabilidade na fabricação de seus espelhos está entre os diferenciais apontados pela fabricante: ela destaca, por exemplo, o uso de tecnologia copper-free e lead-free, que permite que sua composição não leve cobre ou chumbo (metais poluentes e nocivos ao meio ambiente). Ainda no posicionamento do meio ambiente, a empresa destaca o reaproveitamento de 100% da água e da prata aplicadas no processo de fabricação do produto, maior brilho e durabilidade das peças, além da garantia de doze anos.

Variedade de opções
Confira o histórico da fabricação de espelhos no Brasil:

Cebrace
A empresa fabrica espelhos no mercado brasileiro desde 1998. Em 2001, deu início ao então chamado Optimirror. Desde 2013, com o objetivo de facilitar a pronúncia do nome, ele foi renomeado como Espelho Cebrace — o produto possui dupla camada de tinta protetora. Além dele, a fabricante também tem a linha Mirage 3G, mais utilizada pela indústria moveleira por sua menor espessura. Ambos os produtos são fabricados na unidade de Caçapava (SP) da Cebrace, com tecnologia copper-free e lead-free. Com isso, as chapas são isentas de cobre e não apresentam teor significativo de chumbo.

Guardian
O produto mais conhecido da empresa é o Espelho Guardian. Fabricado na unidade do grupo em Tatuí (SP), desde 2003 ele é vencedor do prêmio Top of Mind concedido pela revista Casa & Mercado a partir de pesquisa do Instituto Datafolha. “O Espelho Guardian é reconhecido no mercado pela sua reflexão perfeita e alta resistência ao aparecimento de manchas devido à oxidação”, comenta Juan Carlos de Abreu, gerente de Marketing da empresa: isso é possível graças ao uso de tintas especiais e resistentes para proteção da camada de prata da chapa. Para reforçar a imagem do produto junto aos consumidores finais, a empresa investe em figuras conhecidas para seus anúncios. Recentemente, a escolhida foi a atriz Letícia Spiller. Em 2014, a unidade de Tatuí também deu início à linha EcoDesign — espelhos desenvolvidos exclusivamente para a linha moveleira, com alta qualidade de reflexão e espessuras próprias para móveis.

AGC
É responsável por duas linhas de espelhos desenvolvidas pela renomada empresa belga Glaverbel (hoje, do Grupo AGC). O Mirox Premium, com dupla camada de tinta protetora, já comercializado no Brasil desde 2012, passou a ser fabricado em território nacional em novembro de 2013. Em 2014, o Mirox Light — com uma camada de tinta protetora, mais indicado para movelaria — também passou a ser produzido em território nacional. Ambas as linhas são fabricadas na unidade da AGC em Guaratinguetá (SP). “Nosso espelho possui controle de qualidade diferenciado seguindo as normas e padrão de qualidade da AGC Europa”, observa Matheus Oliveira, responsável pelo Marketing da empresa, destacando o uso de scanner para o mapeamento completo de todas as chapas e identificação de defeitos. A fabricante também trata a prata, a água e os resíduos atmosféricos do processo em seu APC (Controle de Poluição do Ar). Além de atender o mercado nacional, a AGC Vidros do Brasil também exporta seus espelhos para outros países da América Latina.

‘Antidumping’
Segundo levantamento publicado no Panorama Abravidro 2015, as importações de espelhos não automotivos em 2014 corresponderam a mais de 30% do consumo interno. Com isso, o produto fechou o ano com um saldo comercial negativo de 43.406 t. Em março, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) iniciou investigação para averiguar a prática de dumping nas importações de espelhos não emoldurados vindos da China e do México. O pedido para a investigação foi protocolado pela Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidros (Abividro), representante das fabricantes vidreiras. Apesar de a determinação preliminar apontar a existência de dumping nessas importações, o governo optou por não aplicar o direito antidumping provisório até o término das investigações. Segundo a Nasser Sociedade de Advogados, escritório contratado pela Abravidro, a decisão final será emitida até fevereiro de 2016, após o parecer definido pelo Departamento de Defesa Comercial (Decom), da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), previsto até o fechamento desta edição para o dia 18 de dezembro.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters