Vidroplano
Vidroplano

Retorno garantido

18/11/2016 - 15h09

Já parou para pensar nas perdas de sua processadora todo mês? Vidros quebrados, horas perdidas com retrabalhos, falhas de comunicação entre os setores, uso de equipamentos e processos antiquados: essas são só algumas das causas que impedem que muitas empresas forneçam produtos de qualidade com preços acessíveis, cumpram todos os prazos de entrega e, muito importante, lucrem.

Hoje, qualquer imperfeição pode trazer grandes perdas. A solução para se manter sempre à frente em termos de produtividade se resume a uma palavra-chave: conhecimento.

Foi por isso que, em 2011, foi lançado o programa Especialização Técnica Abravidro, que não se limita a levar capacitação teórica e prática aos gestores e equipes das processadoras. Essa iniciativa da Abravidro inclui a elaboração recente de um novo módulo — e ele já está conquistando profissionais de todo o País.

PPCPE: mantendo a produção sob controle
Desde a turma inaugural de Planejamento, Programação, Controle da Produção e Estoques (PPCPE), apresentada na edição de outubro de 2016 de O Vidroplano, o curso foi aplicado para mais dois grupos de alunos.

O módulo de PPCPE já teve, inclusive, sua primeira turma itinerante: a Adivipar-PR reuniu 24 vidreiros de quinze empresas paranaenses para assistir às aulas do curso nos dias 20 e 21 de outubro, no Hotel San Juan Executive, em Curitiba. Já a sede da Abravidro, em São Paulo, recebeu mais dezoito participantes de diversas partes do Brasil para o mesmo treinamento nos dias 26 e 27 do mesmo mês.

Vale lembrar que esse é o único curso de Planejamento e Controle de Produção (PCP) com conteúdo pensado exclusivamente para o dia a dia de uma companhia vidreira e, nos três eventos, os alunos se surpreenderam com os novos conhecimentos.

vp_ppcpe-sp cópia

Turma de PPCPE formada na Abravidro em outubro

 

Investimento que vale a pena
Sílvio Bueno de Carvalho, gerente-técnico da Abravidro, explica que a Especialização Técnica é um trabalho desenvolvido para trazer resultados já a curto prazo para as empresas. O objetivo tem sido alcançado: desde sua elaboração, a qualidade de todos os módulos foi comprovada em processadoras dentro e fora do País. “Todas as companhias que contrataram conseguiram resultados imediatos na otimização de sua produção e na redução das perdas”, relata Sílvio. “Em um cenário como o atual, esse é um investimento que os empresários vidreiros devem colocar no seu planejamento.”

Conhecimento não só para o chão de fábrica
Engana-se quem pensa que a Especialização Técnica Abravidro apenas ensina aos funcionários como realizar o beneficiamento de forma correta. Segundo Cláudio Lúcio da Silva, um dos maiores especialistas em processamento de vidros no País e instrutor-técnico da Abravidro, esses treinamentos também são voltados para gerentes e diretores: “Disponibilizamos todas as práticas efetivas e adequadas não só aos resultados industriais, mas também para os negócios de uma beneficiadora”.

Cláudio Lúcio também tem observado que muitos gestores que não participaram das aulas, por considerar que a experiência deles era suficiente, perceberam que precisavam se adequar às inovações no setor. “Caso os proprietários, diretores, gerentes e chefias não participem, ficarão para trás de seus funcionários e do mercado”, alerta o instrutor-técnico, indicando que o ideal é que a processadora receba o treinamento periodicamente, para estar sempre atualizada em relação às tecnologias e processos mais eficientes.

 

Turma de PPCPE formada em Curitiba (PR)

Turma de PPCPE formada em Curitiba (PR)

Os cinco módulos da Especialização Técnica Abravidro

  • Corte: traz todos os detalhes para o corte correto do vidro, incluindo os critérios de qualidade, os erros mais comuns e o óleo usado para esse trabalho;
  • Lapidação: mostra os efeitos do corte do vidro na sua lapidação, os tipos de rebolo que podem ser usados, a limpeza da peça e os fatores que influenciam na sua lapidação etc.;
  • Serigrafia: apresenta os tipos de pinturas para vidro, os elementos e parâmetros para essa atividade e a montagem correta da mesa, entre outros assuntos;
  • Têmpera: ensina como conduzir o trabalho no forno de têmpera, identificar defeitos nesse processo e como o vidro saído da têmpera deve ser manuseado e embalado;
  • PPCPE: voltado para o controle da produção, análise da capacidade efetiva do parque industrial e como usá-lo de forma eficaz e eficiente, além de escolha e adoção de softwares de gestão.

Após cursar alguns desses módulos, as empresas também podem contratar o treinamento de Acompanhamento de Processos. Nele, o instrutor-técnico observa as atividades da processadora e orienta como atingir a excelência das operações e a melhora de seus resultados, com emissão de relatório final.

 

Especialização Técnica Abravidro em números

  • 125 empresas já receberam o treinamento desde 2011;
  • 677 módulos foram ministrados até o momento;
  • O programa já passou por 21 Estados do Brasil, além da Bolívia;
  • Por meio de seus módulos, já capacitou 6.079 alunos.

 

vp_belgavidros cópia“A Especialização Técnica Abravidro foi muito importante para revermos alguns processos ‘petrificados’ ao longo dos mais de quarenta anos de história da Belga Vidros, os quais nem sempre são os mais eficazes. Certamente, otimizamos nosso setor produtivo após essa experiência.”
Felipe Lopes, diretor da Belga Vidros
(São Bernardo do Campo, SP)
Módulos de Corte, Lapidação e Têmpera

 

vp_divinevidros cópia“Num mercado competitivo como o atual, precisamos investir continuamente em otimização de processos, redução de custos e qualidade dos produtos. Nesse aspecto, o instrutor Cláudio Lúcio nos trouxe informações técnicas inovadoras e determinantes para alcançarmos a excelência na satisfação de clientes e funcionários.”
Erika Synara Marques, gerente de Recursos Humanos da Divine Vidros
(Divinópolis, MG)
Módulos de Corte, Lapidação e Têmpera

 

vp_mastertemper cópia“A Master Temper proporcionou a qualificação de seus colaboradores por meio da Especialização Técnica Abravidro. Assim, conhecemos, de forma simples e especializada, os módulos de Corte, Lapidação e Têmpera. O conhecimento profissional e técnico transmitido pelo instrutor Cláudio Lúcio melhorou a motivação e a produção da nossa equipe, ajudando-nos a atender com excelência os nossos clientes.”
Edison Luiz Ferreira, supervisor de Qualidade da Master Temper
(Araucária, PR)
Módulos de Corte, Lapidação e Têmpera

 

vp_primovidros cópia“A Especialização Técnica Abravidro foi um marco em nossa empresa: em apenas três meses após a vinda do instrutor Cláudio Lúcio, já tivemos resultados indescritíveis. Em quarenta anos de vidraçaria e cinco de têmpera, posso dizer que aprendemos muito mais com esse treinamento do que em todos os outros anos de acertos e erros repetidos em nossa indústria.”
Vinicius Moreira Silveira, sócio-diretor da Primo Vidros
(Itapetininga, SP)
Módulo de Acompanhamento de Processos

 

Fale com eles!
Abravidro — www.abravidro.org.br
Adivipar-PR — www.adivipar.com.br
Belga Vidros — www.belgavidros.com.br
Divine Vidros — www.divinevidros.com.br
Master Temper — www.mastertemper.com.br
Primo Vidros — www.primovidros.net.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 527 (novembro de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters