Vidroplano
Vidroplano

Reuniões a todo vapor!

18/04/2018 - 10h41

Os trabalhos do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) na administração do Projeto 099:004.004-001 — Qualificação profissional do vidraceiro já alcançaram diversos resultados positivos. Nas últimas reuniões, foram definidas questões essenciais para a futura norma: elas determinarão os requisitos básicos necessários para a profissão.

Presença de todo o País
Segundo Cirilo Paes, coordenador da comissão de estudos dessa norma, a participação dos vidraceiros tem superado a expectativa dos envolvidos. “Isso nos enche de orgulho, pois vemos que estão realmente querendo uma mudança para melhor no setor”, comenta, reforçando a importância da transmissão dos encontros pela Internet para quem não está em São Paulo, já que as reuniões são realizadas na sede da Abravidro.

As competências do vidraceiro
Foram definidos quatro perfis de atuação do profissional:

Vidraceiro consultor de vendas
Responsável pelo primeiro contato com o cliente final, sua função é levantar as necessidades do consumidor.

Vidraceiro especificador
Responsável por especificar o vidro correto a ser utilizado conforme as normas vigentes, ele deve elaborar desenhos simples de projetos (incluindo os tipos de recorte, espessura e cor do vidro, por exemplo), fazer a medição final da obra e formalizar os pedidos para as fábricas.

Vidraceiro transportador
Responsável pelo cuidado no transporte dos vidros e demais materiais para a obra, tem a função de acomodar as cargas nos veículos, segundo as normas e resoluções vigentes, além de dirigi-los.

Vidraceiro instalador
Responsável por cumprir todos os requisitos das normas técnicas dos produtos durante a instalação.

Mais trabalho
Após a definição dessas competências, agora serão debatidos os conhecimentos necessários para cada uma delas. “Esse é um momento de bastante trabalho, pois o profissional vidraceiro é muito diversificado, já que ele precisa saber os detalhes de toda a cadeia produtiva para aplicar corretamente cada produto”, afirma Paes.

Participe das reuniões!
Para participar in loco, basta enviar um e-mail para cb37@abnt.org.br confirmando a presença. Não está em São Paulo? Não tem problema! Profissionais de qualquer lugar do Brasil podem tomar parte em tempo real pela Internet. Para isso, siga estes passos:

– Envie e-mail para cb37@abnt.org.br dizendo que tem interesse em participar das reuniões;
– Aguarde o envio a você do link para acesso à ferramenta;
– Tendo o link, faça o download da ferramenta e pronto!

IMPORTANTE
Certifique-se de que seu computador tenha:
– Câmara
– Microfone
– Caixas de som
– Internet de banda larga de qualidade

DATAS DAS PRÓXIMAS REUNIÕES
– 23 de maio
– 20 de junho
– 15 de agosto
– 26 de setembro
– 17 de outubro
– 21 de novembro

Este texto foi originalmente publicado na edição 544 (abril de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters