Vidroplano
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Se estava correndo atrás de oportunidades, chegou a hora  

16/06/2015 - 15h46

Escrito por Márcia Pereira

Oportunidade remete a algo novo, promissor, cheio de possibilidades e que, dentro de uma atmosfera de expectativas, pode soar como uma promessa de dias melhores. Para as empresas, são novos negócios, abertura para outros caminhos e chances novas chegando. Se a oportunidade é tão esperada, entende-se que será bem-aproveitada quando surgir, certo? Ou será que nem vamos reconhecê-la?

Não era para ser complicado, mas deixamos passar mais oportunidades do que imaginamos. Quer ver? Seu amigo lhe chama para ficar na casa dele, no Canadá, no próximo verão. O que você pensa em primeiro lugar: ah!, que maravilha ou ih!, é tão difícil pra mim? Se for a segunda opção, pode ter certeza de que a oportunidade já está dizendo adeus e se retirando. O que todo mundo espera, na verdade, é que a “coisa” venha pronta. Não vem! Ela vem como uma chance e, se acreditarmos e colocarmos a energia certa, ela poderá acontecer.

Neste exato momento, há diversas pessoas consumindo pelo mundo. O que sua empresa tem feito para não desperdiçar as oportunidades de novos negócios e vendas? Como anda o relacionamento com seu cliente? Qual é o nível de satisfação deles com o seu atendimento? Quem recomendaria o seu trabalho?

Se essas questões ficaram sem resposta, é importante refletir. Não podemos contar com o milagre de as oportunidades chegarem e fazerem negócios sozinhas. É preciso criar condições e isso envolve ação direta. Pensemos juntos em coisas simples para “fazer acontecer”:

  • Prepare sua equipe para pensar positivo. Afaste o “não”, definitivamente, do ambiente empresarial;
  • Insira novas ideias todos os dias na rotina de trabalho, mesmo que seja apenas uma. A constância é mais importante que a quantidade;
  • Defina claramente objetivos que elevem a qualidade do trabalho da equipe. Pode ser um índice de satisfação do cliente. Não se contente com pouco, mantenha o índice no topo. Seja exigente consigo mesmo;
  • Crie pesquisas em diferentes momentos de interação com seus clientes. Dê atenção ao pós-vendas e informe-se sobre as experiências do cliente. Interesse é fundamental para criar relacionamento e oportunidades.

O mais interessante disso tudo é que, quanto mais informações sua empresa tiver, mais ideias, inovação, criatividade e motivação para sua equipe. Com o clima positivo em alta, parece que fica bem mais propício surgir oportunidades.

Fale com eles!

Márcia Pereira tem MBA em gestão de recursos humanos, com experiência em atendimento ao cliente e gestão de equipes. Há mais de dez anos atua na área de pesquisas de satisfação. É gerente na empresa OneCall Brand Care. www.onecall.com.br



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