Vidroplano
Vidroplano

Sua empresa possui sistema de gestão de qualidade?

17/03/2017 - 19h42

Escrito por Cláudio Lúcio da Silva

A filosofia da qualidade precisa estar inserida na cultura e na rotina de toda a empresa, indo da alta direção aos demais colaboradores. Isso não é responsabilidade apenas do funcionário designado para o setor que cuida desse assunto. No setor vidreiro, essa máxima deve valer também! Um sistema de gestão de qualidade é vital — agora, mais do que nunca, nesse tempo de menor atividade. Mas, afinal, como deve funcionar o controle de qualidade?

Controle total
Um sistema desse tipo documenta processos, procedimentos e responsabilidades de forma a coordenar e dirigir as atividades de uma empresa. Basicamente, ele tem a função de garantir a satisfação do cliente e os interesses da empresa, além de mitigar os riscos da operação.

Mudanças para melhor
A implementação de um sistema de gestão da qualidade afeta positivamente todos os aspectos do desempenho de uma organização, incluindo:

– Melhoria dos processos industriais;
– Redução de desperdício;
– Redução de custos;
– Ajuda na identificação de oportunidades de formação;
– Envolvimento dos funcionários nos processos.

Entendimento do mercado
O sistema de qualidade plenamente em execução é importante também para permitir que a empresa enxergue do que realmente o seu mercado necessita, analisando seu negócio a partir de elementos como:

– Expectativas e necessidades;
– Relação entre o produto gerado, produto esperado pelo cliente e o produto fornecido para ele;
– Comunicação com os clientes,
– Forma na qual os produtos são disponibilizados.

A recomendação para as empresas interessadas é que se implementem sistemas de gestão da qualidade baseados na ISO 9001:2015, pois ela contém os requisitos mais atuais e próximos aos novos paradigmas da indústria.

Claudio (tratada) cópiaFale com eles!
Cláudio Lúcio da Silva ministra os módulos da Especialização Técnica Abravidro. É expert em transformação de vidros, com experiência em modelagem, implantação e gestão de processos industriais. claudiolucio.s@hotmail.com

Este texto foi originalmente publicado na edição 531 (março de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters