Vidroplano
Vidroplano

Sua empresa produz muito ou é produtiva?

18/11/2016 - 15h12

Escrito por Luciana Rezende Abram

Produção e produtividade, faturamento e lucratividade. Para alguns, parecem a mesma coisa, mas é o que faz toda a diferença. Resultados soltos não querem dizer absolutamente nada. Nem sempre produzir muito significa ser produtivo.

Vamos a um exemplo: uma empresa fatura em um mês R$ 2 milhões. Sua concorrente, R$ 3 milhões. Se a primeira tem despesas de R$ 1,1 milhão, enquanto a segunda gasta 2,1 milhões, em qual se ganhou mais dinheiro? Em qual houve mais produtividade? A que faturou menos! Estamos assistindo a um espetáculo do globo da morte, onde bons motociclistas arriscam suas vidas, gastam quantidades absurdas em peças e combustível, fazem um barulho danado, mas não saem do lugar.

Há alguns meses, em um encontro de microempresários, ouvi de um orgulhoso “dono de empresa” que sua companhia havia batido o recorde de vendas, desbancando assim seu maior concorrente — que, presente, ouvia sorrindo a conversa. Pouco tempo depois o feliz ouvinte abriu sua segunda unidade, já o empresário recordista em vendas fechou.

Vá a fundo nos números
Sua empresa é muito mais do que um resultado puro. É fruto da razão entre o que se gasta em relação ao que se ganha. Em tempos nos quais o consumo está mais consciente, apresentar melhores resultados por meio da redução de custos e despesas passou a ser fundamental.

Esteja atento. Ouvir de sua equipe de vendas que nesse mês vocês faturaram 15% a mais em relação ao mesmo período do ano ou mês anterior, sem observar o mercado e verificar que este cresceu 20%, pode não ser um bom sinal.

Conheça seu mercado, suas despesas, seus custos e calcule sua produtividade. Só assim você poderá constatar a real efetividade dos negócios. Pequenas melhorias trazem grandes resultados. Tudo que já está bom pode ficar excelente. Diga para a equipe de produção, sejam colaboradores de uma fábrica ou vendedores de varejo, que ontem eles foram muito bons, mas que hoje podem ser melhores.

Ser produtivo é contagiante e motivador
O nadador não bate seu próprio recorde para aumentar o valor do patrocínio, mas, sim, porque o desafio em ser melhor a cada dia é a motivação. A superação nos torna seres humanos melhores. Nossa produtividade é o que nos dá força.

Fale com eles!
Luciana Rezende Abram é especialista em administração e marketing, graduada em engenharia e consultora de franchising na Franquear Consultoria.

Este texto foi originalmente publicado na edição 527 (novembro de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters