Vidroplano
Vidroplano

Templo para a tecnologia

30/01/2018 - 12h00

A gigante americana Apple é famosa mundialmente não só pelos computadores e dispositivos eletrônicos que fabrica, mas também pelas fachadas transparentes e modernas de suas lojas, nas quais o vidro é amplamente utilizado com pouca ou nenhuma interferência de outros materiais. Essa mesma tendência foi adotada em sua própria casa: em 2017, o Apple Park, nova sede da multinacional, foi inaugurado na cidade de Cupertino, Califórnia, e dois importantes edifícios do complexo têm no nosso vidro um verdadeiro elemento estrutural.

O teto não é de vidro… o resto, sim!
vp_theater1

O primeiro desses espaços é o Steve Jobs Theater. Compartilhando seu nome com o fundador da Apple, ele não poderia deixar de ser um espaço para a integração e a cultura, tendo sido idealizado pelo próprio Jobs como um lugar para eventos de apresentação de seus lançamentos.

Ao se aproximar do edifício, uma surpresa: onde estão o palco e os assentos? Tudo que se vê é um disco gigante que parece flutuar no ar, sem qualquer sustentação. Isso acontece porque Jobs queria que apenas o lobby fosse visível e estivesse completamente integrado à paisagem, como uma joia no meio do parque.

vp_theaterEXTRA2O “disco voador”, com 47 m de diâmetro, é a maior estrutura suportada por vidro no mundo, sustentado por um cilindro de vidro de 41,1 m de diâmetro e 6,6 m de altura. Aqui, nosso material chama a atenção não só por sua transparência, mas também por sua resistência: afinal, o teto do Steve Jobs Theater pesa mais de 80 t — e não há uma única coluna interna ajudando a suportar o peso! Isso é possível graças à robustez das peças: cada painel é um laminado curvo de quatro camadas, com espessura de cerca de 50 mm.

Outro ponto que se destaca no lobby é que todos os tubos de sprinklers (dispositivos que borrifam água em caso de incêndio) e cabos elétricos passam por dentro das juntas de silicone entre os painéis curvos. Essa é uma solução inovadora para estruturas envidraçadas.

Fachada do Steve Jobs Theater – mais curiosidades
vp_theater3

– Seu design foi inspirado na tecnologia das escadas e fachadas de vidro das lojas da Apple pelo mundo;
– Cada painel que compõe a estrutura tem 3 m de comprimento e 6,6 m de altura;
– A fachada foi especificada para ser capaz de suportar terremotos de até 8 graus de magnitude.

Levando o elevador panorâmico a outro nível
Mas o lobby não é a única parte do Steve Jobs Theater. Para contribuir com a ideia do fundador da Apple em relação ao edifício, a equipe do escritório de arquitetura Foster+Partners, responsável pelo projeto, optou por construir o auditório propriamente dito do teatro, com lugares para mil pessoas, abaixo do nível do solo.
vp_elevador1

Para chegar ali, há duas opções: você pode descer pelas escadarias de pedra… ou por um elevador de vidro com quase 13 m de altura. Este último teve seu design, engenharia e fabricação desenvolvidos por sete empresas diferentes.

O vidro que compõe a estrutura tubular do elevador é extremamente resistente, resultado do processo de têmpera química das peças realizado na Itália. De dentro dele, é possível ver tudo que está do lado de fora, e isso não só pelo vidro: seu sistema usa três trilhos de guia helicoidais (que tem a forma de hélice) que giram a cabine em quase 180 graus durante a passagem de um nível do edifício para o outro.

Recepção grandiosa
Outro espaço do Apple Park em que nosso material se destaca é o Apple Park Visitor Center: embora grande parte dos espaços da nova sede da multinacional tenha entrada restrita a funcionários e jornalistas, o público geral é mais que bem-vindo para conhecer seu centro de visitantes, também inaugurado em 2017.
vp_visitorcenter1

Com cerca de 61 m de extensão e quase 6 m de altura, o centro de visitantes do complexo tem suas paredes externas inteiramente de vidro, com peças curvas usadas nos cantos da obra. Nosso material também se estende do piso ao teto nas grandes portas pivotantes encaixilhadas.

Dentro do local, é possível encontrar diversos dispositivos de última geração da Apple dispostos em mesas de madeira ou até conhecer toda a infraestrutura do complexo da multinacional em Cupertino por meio de um aplicativo de realidade aumentada. Os visitantes também podem comprar mercadorias exclusivas do Apple Park e frequentar a cafeteria do centro de visitantes — pequenos luxos exclusivos dele.

vp_visitorcenterEXTRA2Pensa que o papel do vidro acabou na fachada? Engano seu! Ao subir no terraço do centro de visitantes, guarda-corpos de vidro garantem a proteção das pessoas, sem comprometer a vista impressionante ao redor. Uma aplicação que acaba sendo ofuscada pela amplitude envidraçada dos prédios do Apple Park, mas que não deixa de ter sua função e que reforça a ligação da empresa com o nosso setor no mundo.

Este texto foi originalmente publicado na edição 541 (janeiro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters