Vidroplano
Vidroplano

Trabalho muito e cadê o dinheiro?

18/04/2018 - 11h17

Escrito por Rafael de Souza

Você tem um negócio e não aguenta mais o dia a dia da empresa? São muitos problemas para encarar, muito esforço despendido, pouco tempo para a família e, no final, pouco dinheiro? Não desanime, essa é a realidade da maioria dos micro e pequenos empresários do Brasil.

Para ter sucesso, é preciso encarnar três personagens:
Técnico: sabe produzir e colocar a mão na massa e tem como foco o fazer;
Administrador: tem a função de planejar, organizar e monitorar ações e resultados;
– Empreendedor: personalidade visionária que enxerga oportunidades e tem disposição para assumir maiores riscos em troca de grandes ganhos.

Na direção de uma pequena empresa, tenha sempre esses três personagens bem-desenvolvidos e funcionando de forma equilibrada. Desenvolva, principalmente, seu potencial de empreendedor para não correr o risco de focar toda a inteligência e energia apenas na operação do negócio.

Na hora de contratar
Mas não basta o empresário estar qualificado: é necessário também montar uma equipe com cuidado. É importante:

– Criar um grupo de colaboradores com conhecimentos, habilidades e atitudes complementares e essenciais ao negócio;
– Ficar atento às características comportamentais dos colaboradores — a cada ano aumenta o número de empresas que contratam pelo conhecimento técnico e demitem pelo comportamento;
– Procurar apoio de profissionais especialistas em recrutamento e seleção.

Rafael de Souza
Analista de Negócios do Sebrae-SP na regional de São José dos Campos, graduado na área de tecnologia da informação e especialista em gestão estratégica de negócios e em gestão de pessoas.

Este texto foi originalmente publicado na edição 544 (abril de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters