Vidroplano
Vidroplano

Turbulências no caminho

20/09/2017 - 11h52

domingosO mês de setembro deixa um saldo negativo no bolso dos processadores de vidros planos: as fábricas anunciaram mais uma alta no preço do float e também do vidro impresso, o terceiro de 2017, menos de sessenta dias depois do último aumento. Num cenário de redução da demanda e de dificuldade de repasse desses aumentos, assistimos com preocupação à desorganização das usinas e seu impacto sobre o mercado vidreiro, que vive momentos difíceis, inclusive com o fechamento de tradicionais empresas do setor e com crescente e preocupante avanço da informalidade e sonegação.

O desabastecimento do mercado foi outro assunto em pauta. O problema é resultado de uma combinação de parada para manutenção de um forno e destinação da produção de dois para exportação e vidros automotivos. Para garantir que não haverá prejuízo aos nossos negócios, fizemos um “corpo a corpo” com as fábricas, que asseguraram que não faltará vidro. Vamos continuar acompanhando a questão, em especial com a chegada do fim do ano, período em que nosso mercado costuma estar mais aquecido.

Em meio a tudo isso, os indicadores econômicos seguem pouco favoráveis para a indústria da construção civil, nosso principal motor. O setor ainda sofre os reflexos da crise econômica e política, embora quedas um pouco mais suaves sejam lidas por alguns analistas como indicativos de início de lenta recuperação.

Mas nem só de problemas vivemos este mês. Já rompemos a barreira dos 300 inscritos para a 13ª edição do Simpovidro e praticamente fechamos a grade de palestrantes, com nomes que vão nos ajudar a avaliar o momento político, econômico e do mercado e nos preparar para o novo ano. Espero que até a data de nosso evento, as turbulências tenham ficado para trás.

Este texto foi originalmente publicado na edição 537 (setembro de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters