Vidroplano
Vidroplano

Um chamado aos processadores!

29/01/2018 - 18h56

A Abravidro já começou a preparar o único estudo econômico sobre a produção do setor vidreiro nacional. Para isso, precisa de sua participação, processador! Em um ano que começa com a promessa de retomada econômica (ainda que tímida, por enquanto), tomar decisões bem-embasadas é fundamental para qualquer empreendedor.

Daí vem a importância do Panorama Abravidro, publicado anualmente desde 2012. O documento é consultado por quem tem o poder de decisão nas empresas e por especialistas do vidro plano no Brasil e exterior. “É a maior referência de mercado do nosso material. As informações obtidas revelam a dimensão do setor em relação ao Produto Interno Bruto (PIB)”, afirma José Domingos Seixas, presidente da Abravidro. “O estudo também nos permite fazer demandas ao governo em prol de toda a cadeia. Assim, a participação das indústrias de transformação é essencial para o sucesso do projeto.”

E, mais uma vez, a publicação seguirá dois pilares já consagrados ao longo dos anos: a confidencialidade dos dados e a presença de economistas renomados na avaliação das informações.

O que é o Panorama Abravidro
Importância do estudo
Para o mercado
- Base de referência para a identificação dos problemas do setor e encaminhamentos de pleitos ao governo nas áreas tributária, trabalhista e de defesa comercial, entre outras.

Para as empresas
– Compreensão das perspectivas econômicas futuras;
– Referência para a análise de viabilidade de investimentos;
– Identificação de novos mercados a serem explorados;
– Maior qualidade na definição de estratégias a serem tomadas.

Como os dados são coletados?
O questionário para a pesquisa está na plataforma online para coleta de dados Survey Monkey. As perguntas podem ser acessadas pelo link https://pt.surveymonkey.com/r/PanoramaAbravidro

Quem os avalia?
A análise é feita pelos economistas Sérgio Goldbaum e Euclides Pedrozo, da GPM Consultoria, os mesmos das edições anteriores do estudo. Eles contam com um e-mail exclusivo para esclarecer dúvidas dos participantes: panoramaabravidro@gmail.com.

A Abravidro acessa as informações enviadas pelas empresas?
Não. Apenas a GPM Consultoria tem acesso aos dados enviados pela plataforma Survey Monkey e ao e-mail de contato com as empresas participantes. As informações individuais não passam por qualquer funcionário ou diretor da Abravidro. Os profissionais da GPM Consultoria envolvidos na elaboração do estudo assinaram um termo de confidencialidade registrado em cartório assumindo que apenas os números consolidados e agregados são tornados públicos, sem distinguir uma empresa da outra.

Até quando se pode preencher e enviar o questionário?
O prazo final é 2 de março.

Quando o Panorama Abravidro 2018 será lançado?
– O estudo será parte da edição nº 545 de O Vidroplano, a ser publicada em maio;
– Além da versão impressa, a publicação também fica disponível no aplicativo da revista O Vidroplano para celulares e também no site da Abravidro, em www.abravidro.org.br/mercado/panorama-abravidro

Este texto foi originalmente publicado na edição 541 (janeiro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters