Vidroplano
Vidroplano

Um novo ‘kit’ para o setor vidreiro

20/05/2016 - 11h30

Há mais de vinte anos, o surgimento do kit para boxe de banheiro aqui no Brasil ajudou a fazer do produto o item mais popular entre os que levam nosso material. Ao reunir todos os componentes para a instalação, o kit facilitou — e ainda facilita — a vida dos vidraceiros. Agora, um outro lançamento promete fazer a construção civil usar mais envidraçamento estrutural em obras de pequeno porte: a Alclean está colocando no mercado o Sistema Glazing Alclean, um kit para sistemas de pele de vidro.

Configurações
O sistema é indicado para edificações de até 15 m de altura ou cinco pavimentos. Ao todo, são quatro versões: Kit Coluna (nas configurações central, terminal, de canto, entre vãos e central sem travessas), Kit Quadro (fixo e maxim-ar), Kit Acabamento (com a função de fechar o espaço entre a frente de laje e o vidro) e Kit Showroom (fachada expositora de 1,2 x 1,8 m, com maxim-ar e três vidros fixos).
O produto será lançado oficialmente durante a Glass South America 2016, maior feira do segmento vidreiro na América Latina, a se realizar de 8 a 11 de junho, em São Paulo.

Pele de vidro sem complicações
O Sistema Glazing Alclean estava em desenvolvimento há vários anos. “O que muda é que os vidraceiros finalmente terão acesso à tecnologia”, analisa o diretor da empresa Sérgio Koloszuk. Além do produto, cursos serão oferecidos aos profissionais interessados em trabalhar com o kit. “Criamos uma forma de capacitação que oferecerá treinamento presencial em cada região do País, além de formarmos a Rede Credenciada Alclean, responsável pela venda do kit e dos vidros”, complementa o diretor. Com essa estrutura, segundo a empresa, será possível rastrear as obras e os responsáveis pelos projetos, garantindo que o produto seja aplicado respeitando as normas técnicas sobre o assunto, como as NBR 10821 — Esquadrias externas para edificações e NBR 6123 — Forças devidas ao vento em edificações.

Antes e depois: o que muda na hora do projeto
Compra dos componentes — Um dos principais problemas encontrados pelo vidraceiro é a impossibilidade de encontrar todos os componentes a serem usados em um mesmo fabricante ou estabelecimento. Ele tem de entrar em contato com várias empresas diferentes (de perfis, selantes etc.). Além disso, existe a barreira do faturamento mínimo para alguns itens — quando a compra só é realizada se você levar um número mínimo de unidades. Como os kits da Alclean virão completos, incluindo perfis, juntas de dilatação, travessas, ancoragens, parafusos etc., essa procura não mais será necessária.

Selantes — Outra dificuldade: a aquisição dos selantes, sejam fitas adesivas ou silicones estruturais. As empresas fabricantes exigem analisar amostras dos perfis e o projeto da obra — e a aprovação para a venda pode demorar até trinta dias, tempo esse de que o vidraceiro, muitas vezes, não dispõe. Para evitar isso, a Alclean fechou parceria com a Adere e Sika para o fornecimento exclusivo de selantes aos clientes do produto.

Qualificação da mão de obra — Dependendo da região em que tem seu estabelecimento, o vidraceiro não conseguirá encontrar facilmente informação e treinamento para a instalação de uma pele de vidro. Por isso, a Alclean também criou um sistema de habilitação: somente profissionais que participarem de cursos presenciais, baseados nas normas técnicas do setor, estarão aptos a manusear o produto.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters