Vidroplano
Vidroplano

Um setor dinâmico e tecnológico

21/10/2016 - 11h16

Mais uma vez, Düsseldorf, cidade do Oeste da Alemanha, respirou vidro por vários dias, de 20 a 23 de setembro. Em suas ruas, cartazes e bandeiras saudavam a maior feira vidreira do mundo, que acontece por lá a cada dois anos. À noite, fora dos pavilhões, a maior concentração de vidreiros de muitos lugares do mundo era na Altstadt, a cidade velha, onde ficam vários restaurantes e bares. Como já virou tradição, O Vidroplano cobriu a feira ao vivo. Celina Araújo, editora da revista e superintendente da Abravidro, visitou vários estandes para enviar ao Brasil, em tempo real, informações exclusivas. Muitos brasileiros nos acompanhavam pelas redes sociais, portal, newsletters ou até pelo Whatsapp!

Na volta, um desafio: selecionar as novidades que serão mostradas no espaço limitado de um meio de comunicação impresso. Já se tornou clichê, mas repetimos: o vidro é o material do amanhã e está cada vez mais adaptado a novas necessidades, interagindo com outras tecnologias.

Como consequência da crise econômica, o número de brasileiros foi menor do que em anos anteriores — estima-se cerca de quinze empresas. E como o cenário exige diferenciação, aproveite as páginas a seguir para conferir os lançamentos que, um dia, chegarão também a nosso país.

Dessa vez, nada de frio!
Para se adequar ao calendário da Messe Düsseldorf, a Glasstec foi realizada em setembro, ao contrário do período tradicional: outubro ou novembro. A temperatura agradável motivou os participantes — “O setor vidreiro demonstrou suas facetas e potencial”, comentou o diretor da Messe Düsseldorf, Joachim Schäfer. “Vimos uma indústria inovadora, que olha para o futuro com otimismo.”

O vidro e suas faces
A Glasstec reúne o mundo do vidro: enquanto o espaço Glass Technology Live contou com palestras de especialistas em tecnologia, e mostrou tendências e produtos recém-desenvolvidos (para saber mais, clique aqui), instaladores de vidros automotivos participavam de uma competição na Autoglass Arena. Artistas vidreiros e designers expunham suas obras na sempre bela Glass Art, ao mesmo tempo que estudiosos se encantavam com um espaço que reunia uma enorme variedade de livros sobre vidro. Ficou com vontade de visitar e já quer se programar para a próxima edição? Anote: a Glasstec 2018 acontecerá de 23 a 26 de outubro.

A Glasstec 2016 em números

  • 1.235 expositores de 52 países (acima de dois anos atrás)
  • 40 mil visitantes (3 mil a menos que em 2014)

Os dados são da Messe Düsseldorf, organizadora da feira

‘O Vidroplano’: sempre marcando presença!
A maior revista vidreira do Brasil contou com dois pontos de distribuição na feira da Alemanha: logo na entrada, ao lado de periódicos vidreiros do mundo todo, e também no estande da Glass South America.

Cebrace e Guardian recebem seus clientes em jantares especiais
Como sempre acontece, a quinta-feira, penúltimo do evento, tem uma noite agitadíssima, com coquetéis e jantares organizados por muitas empresas. Enquanto a Lisec organizou um animado happy hour com o tema Lisec Hits, apresentando seus produtos como se fossem sucessos musicais, a Cebrace e a Guardian reuniram clientes em jantares.

  • Mangia che te fa bene Realizado no restaurante italiano Bocconcino, o encontro da Cebrace tinha à mesa os clientes do grupo do continente sul-americano. Os convidados foram recebidos por Leopoldo Castiella, Reinaldo Valu e Flávio Vanderlei.
  • Megaprodução mundial — Na arena de esportes Iss Dome, a Guardian reuniu milhares de clientes de todo o mundo em um jantar megaproduzido e inovador. Dividido em quatro áreas temáticas, a proposta era que os convidados circulassem por todo o espaço, provando diferentes estilos de gastronomia em meio à decoração característica e conferindo várias atrações musicais e de entretenimento. No palco central, Kevin Baird, presidente e CEO da Guardian, deu as boas-vindas e anunciou o show de abertura. Renato Poty e Vilcen Soave eram os anfitriões dos clientes brasileiros. Aliás, o Brasil contou com atenção especial dos organizadores: um dos bares temáticos era dedicado ao nosso país. Em clima praiano, tinha indicações da distância para algumas de nossas cidades e também referências aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Fale com eles!
Glasstec — www.glasstec-online.com

Este texto foi originalmente publicado na edição 526 (outubro de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters