Vidroplano
Vidroplano

Uma arquitetura cada vez mais transparente

19/07/2017 - 13h14

Foi-se a arquitetura de estéticas mirabolantes, cheias de detalhes. Vivemos hoje uma época de minimalismo: menos é mais. E, graças à evolução da tecnologia vidreira, o vidro está no centro desse estilo. Um marco desse conceito é a loja da fabricante de eletrônicos Apple, em Xangai, China. O projeto é quase 100% sem interferência visual de ferragens, com painéis de vidro curvos de 12,5 m. A boa notícia é que a estética clean se torna realidade também no Brasil. O Vidroplano conversou com especialistas para entender os desafios dessas obras formadas por vidros maiores, de menos emendas e de poucas ferragens aparentes.

Tecnologia que gera tendência
Um dos grandes desafios dos projetos clean é conseguir aliar a transparência do vidro com alto desempenho. “Com a inovação da indústria vidreira, buscamos nos manter em constante evolução para atender as transformações do mercado”, comenta Estefânia Oliveira, analista de Marketing da AGC.

Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na capital paulista, a transparência vem do vidro estrutural, que tem o objetivo de segurar o peso da marquise. Colunas e vigas em balanço e teto sção feitos de laminados de temperados planos e curvos. A obra é da Avec Design.

Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na capital paulista, a transparência vem do vidro estrutural, que tem o objetivo de segurar o peso da marquise. Colunas e vigas em balanço e teto sção feitos de laminados de temperados planos e curvos. A obra é da Avec Design.

A tendência atual na arquitetura envolve duas constantes: aumento dos vãos transparentes, além da diminuição e ocultação dos sistemas de fixação.

“O aumento da tecnologia na fabricação dos vidros temperados e laminados permitiu aos projetistas serem mais arrojados nos projetos”, analisa o diretor técnico da Brazilglass, Luiz Barbosa. A opinião é compartilhada por José Guilherme Aceto, diretor da Avec Design: “A disponibilização da matéria-prima em grandes medidas, como o vidro jumbo, e novos equipamentos para beneficiamento nos colocaram em condições de realizar obras mais modernas”.

Vidro estrutural: ideal para todo tipo de projeto
O vidro estrutural é uma ótima aposta para oferecer maior transparência, pois suporta os esforços de vento e o próprio peso da estrutura envidraçada. Ele dispensa o encaixilhamento e sempre deve contar com placas temperadas e laminadas. Pode ser usado como pilares, colunas ou vigas, entre outras formas. “É importante que o projetista saiba calcular todos os esforços solicitantes inerentes a cada projeto”, explica Cintya Mourão, sócia-proprietária do Ci & Lab Projetos e Consultoria.

E não são apenas grandes obras que recebem vidro estrutural. Um simples guarda-corpos engastado, que não usa ferragens para se manter em pé, está dentro do conceito. Martin Mittelstaedt, diretor-operacional da Q-Railing, comenta: “A tendência atual nos guarda-corpos é utilizar somente vidro, deixando de lado montantes e postes”.

6473 cópia

Em Bruxelas, na Bélgica, o vidro na fachada do centro de convenções Square-Brussels Meeting Centre permite total visão da estrutura entrelaçada de cabos na parte interna do edifício. Foi usado estraclear Planibel Clearvision, da AGC

 

Selantes e ‘interlayers’: transparência e segurança
Já que o conceito clean envolve menos ferragens, os selantes e os interlayers (camadas intermediárias dos laminados) se tornam essenciais para a transparência, garantindo vedação e firmeza do sistema.

“Os melhores selantes são os de silicone, com durabilidade e estabilidade”, afirma Aceto, da Avec Design. O sistema de pele de vidro para fachadas structural glazing se baseia nesse produto: as placas de vidro são coladas a quadros com silicone estrutural.

Em relação aos interlayers, existem os que oferecem rigidez aos laminados — como os já populares SentryGlas, da Kuraray, e Saflex, da Eastman. “Esse tipo de interlayer estrutural é perfeito para vencer grandes vãos livres, o que significa vidros mais finos com maior resistência”, analisa José Carlos Alcon, consultor-sênior da Kuraray.

Os selantes devem sempre ser compatíveis com os interlayers, para evitar que os componentes de um agridam o outro.

O projeto da Vidroforte para a passarela sobre a Avenida Chucri Zaidan, em São Paulo, levou em conta a necessidade de rigidez e entrada de luz natural na estrutura. Laminados de temperados de 12 e 16 mm, feitos com Habitat, da Cebrace, oferecem ainda controle solar

O projeto da Vidroforte para a passarela sobre a Avenida Chucri Zaidan, em São Paulo, levou em conta a necessidade de rigidez e entrada de luz natural na estrutura.
Laminados de temperados de 12 e 16 mm, feitos com Habitat, da Cebrace, oferecem ainda controle solar


O que as normas dizem

A NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações deve ser consultada em todas as obras. Ela indica o tipo de vidro a ser usado (laminado, temperado, aramado etc.) em cada aplicação (fachadas, coberturas, claraboias, divisórias, guarda-corpos, portas etc.).

Atenção ao beneficiamento
Julia Schimmelpenningh, gerente global de Aplicações da Eastman, chama a atenção para fatores do processamento do vidro que farão a diferença para uma obra clean segura e benfeita.
TÊMPERA — O processo precisa ser consistente e bem-monitorado. Os desvios na fabricação podem levar à distorção óptica, padrões de onda de rolos na superfície das chapas e curvatura da peça, o que afetará a transparência do vidro. Luiz Augusto Soares, da Vidroforte, reforça: “Com bons parâmetros de qualidade no processo, esses problemas não acontecem”;
LAMINAÇÃO — O vidro deve ser bem-adaptado ao tamanho em que será laminado e ter alinhamento adequado na borda. Trabalhe com películas de PVB com certificados de conformidade e que possam ser rastreadas por lotes, indicando assim o histórico de produção.

Guarda-corpos engastados, que não usam ferragens para se manter em pé, precisam ser ancorados corretamente

Guarda-corpos engastados, que não usam ferragens para
se manter em pé, precisam ser ancorados corretamente


Vidraceiro, atenção ao tipo de vidro e à instalação!

CÁLCULOS EXATOS — “A espessura do vidro depende do tamanho da peça e do local de aplicação”, reforça Ana Carolina Granado, coordenadora de Mercado da Cebrace. “Além disso, é preciso analisar a pressão do vento na estrutura envidraçada”. Leonardo Arantes, gerente de Produtos de Arquitetura da Guardian, lembra: “Em razão das diferenças entre as regiões do Brasil, teremos diferentes níveis de resistência que a estrutura vidro+alumínio deverá suportar”. Vale lembrar que a Cebrace oferece um software online para o cálculo de espessura (www.cebrace.com.br/CalculoEspessura);
CONTROLE DO SOL — A questão térmica é uma dificuldade a ser encarada em estruturas externas como passarelas e claraboias. Uma solução nesses casos é indicar o uso do vidro de controle solar, que barra a entrada do calor sem abdicar da transparência;
PENSE NO SISTEMA COMO UM TODO — “O vidro deve ser especificado como um sistema, nunca isoladamente”, alerta Viviane Moscoso, gerente de Produtos da Vivix. Isso inclui elementos de fixação, selantes, ferragens e todos os componentes;
AJUDA MECÂNICA — O peso de uma chapa de vidro jumbo ou com dimensões maiores do que as comuns irá dificultar a instalação manual. O ideal é utilizar pórticos, ventosas hidráulicas e automóveis de transporte. E tem mais: quem for instalar não pode ficar sem EPIs como capacete, luvas, mangotes anticorte, botas e óculos de segurança;
ANCORAGEM DOS PERFIS — “Também é fundamental a fixação correta dos perfis de base que irão receber os vidros”, relembra Martin Mittelstaedt, da Q-Railing, “principalmente a utilização de ancoragens adequadas recomendadas pelo fabricante”.

Fale com eles!
AGC — www.agcbrasil.com
Avec Design — www.avec.com.br
Brazilglass — www.brazilglass.com.br
Cebrace — www.cebrace.com.br
Ci & Lab — www.cielab.com.br
Eastman — www.br.eastman.com
Guardian — www.guardianbrasil.com.br
Kuraray — www.kuraray.com.br
Laminar Vidros — (21) 3214-0700
Pilkington — www.pilkington.com/pt-br/br
Q-Railing — www.q-railing.com/pt-br
Vidroforte — www.vidroforte.com.br
Vivix — www.vivix.com.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 535 (julho de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a edição digital da revista



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters