Vidroplano
Vidroplano

Velozes e envidraçados

23/11/2015 - 16h44

Automóveis ganham áreas maiores de vidro. Material confere ‘glamour’ e modernidade

Fachadas imponentes, portas, coberturas, divisórias e tantas outras aplicações do nosso material estão cada vez mais disseminadas pelo Brasil e exterior — o que não significa que muitas dessas obras não continuem impressionando por sua estética e outros benefícios.

Mas não é só em estruturas fixas que o vidro brilha. Basta dar uma espiada nas ruas, nas lojas ou mesmo nos concorridos salões de automóveis realizados pelo mundo afora para notar que o vidro tem sido mais explorado pelos projetistas de automóveis. Carros, ônibus e outros veículos apresentam áreas envidraçadas cada vez maiores — e a tendência é que esse crescimento não pare tão cedo

Nas páginas a seguir, O Vidroplano apresenta um pouco mais sobre o aumento do vidro em veículos, os benefícios e desafios desse processo e traz alguns cases que ilustram o uso amplo e diferenciado do nosso material nesse setor.

Expansão para todos os lados
Segundo levantamento feito pelo Instituto Autoglass, organização especializada em vidros automotivos, de 1970 a 2008 houve um
crescimento de 14% da área total envidraçada e de 49% da área dos para-brisas, considerando apenas o mercado nacional.

No exterior, que dita tendências ao mercado brasileiro, a situação não é diferente. “Estão adotando para-brisas mais amplos e complexos e tetos solares maiores”, informa Matthew Beecham, editor-associado do portal online britânico just-auto.com, focado em novidades e análises do setor automotivo.

Ele explica que o envidraçamento da superfície de certos carros da montadora francesa Peugeot, por exemplo, cresceu ao longo dos anos: o Peugeot 304 tinha uma área envidraçada de cerca de 2,24 m², aumentando para 2,82 m² no Peugeot 305; 2,96 m² para
o 306; 3,57 m² para o 307; e 5,34 m² para o Peugeot 307 SW.

E esse crescimento ainda não chegou ao seu limite. “Observando os veículos lançados nos últimos cinco anos, constatamos que
a tendência é aumentar ainda mais essa área envidraçada em função do design, da área de visão do motorista e da maior sensação de espaço e conforto interno que o vidro proporciona”, observam Fabricio Kameyama e Danilo Bandeira. Eles, que concederam entrevista juntos à nossa reportagem, são, respectivamente, diretor-comercial para a América do Sul e gerente de Desenvolvimento
de Novos Produtos e Processos da Pilkington, empresa que também atua no segmento de vidros automotivos. “Isso tem levado
ao aumento crescente de novas soluções de montagem, em função das formas complexas que esses vidros têm”, acrescenta Carlos Henrique Mattar, gerente de Marketing da Cebrace.

Integração de espaços
Uma das principais vantagens do aumento na área envidraçada de veículos é o maior campo de visão obtido, permitindo ao motorista enxergar partes do ambiente externo que antes não conseguiria ver. Para atingir esse objetivo, alguns modelos de automóveis vêm ampliando duas áreas especificamente:

Para-brisas
Localizado na parte frontal dos veículos. Há dois padrões que vêm se destacando entre as montadoras. Para entendê-los, veja o quadro
abaixo:
– Cielo: o para-brisa estende-se em direção ao teto, terminando acima da área da cabeça do motorista;
– Panorâmico: o para-brisa estende-se para as laterais, dobrando-se próximo às portas dianteiras e aumentando a visibilidade.

Teto
Ao invés dos antigos tetos solares, de aberturas menores, as montadoras estão lançando mão de tetos panorâmicos. Nosso material pode ocupar toda a área do teto, garantindo o pleno aproveitamento da iluminação natural no interior do ambiente.

Janelas
Se em automóveis o vidro cresce nos para-brisas e tetos, em veículos de transporte coletivo isso ocorre principalmente nas janelas laterais. “Além de ser uma tendência de design, esse crescimento proporciona aos passageiros visibilidade maior do ambiente externo, permitindo que eles possam apreciar muito mais a viagem”, considera Vinícius Pitombo, gerente-geral do Grupo Tecnovidro,
processadora de vidros automotivos. E o potencial para nosso setor é ainda maior nessa área. Segundo Kameyama e Bandeira, da Pilkington, um ônibus possui área envidraçada de cinco a seis vezes maior do que a de um veículo de médio porte.

Além das aparências
O aumento da área envidraçada em veículos também apresenta desafios para o conforto do motorista. Felizmente, o mercado já dispõe
de tecnologias que tornam o vidro mais do que um elemento de design, como películas e revestimentos de controle solar.

Uma opção, inclusive, é velha conhecida do setor, o vidro laminado. Embora seja obrigatório apenas nos para-brisas (veja mais na página 30), seu uso em outras partes do veículo pode ser vantajoso: “Hoje processamos os laminados usados no teto solar duplo do jipe T4, da Troller [marca que pertence à Ford]”, explica Laerte Gouveia, supervisor-comercial de Vidros de Reposição Automotiva da Fanavid, “e, além de contribuir para o design, ele gera mais isolamento acústico no interior do veículo”. A acústica também é valorizada nos automóveis fora do Brasil: “Na Europa, temos visto uma demanda crescente por para-brisas e vidros laterais acústicos na última década”, comenta Matthew Beecham, do portal just-auto.com. Segundo ele, o uso de vidros laterais laminados ainda é concentrado
em carros de grande porte, mas há oportunidades para sua disseminação — especialmente considerando que já existem laminados com
películas especiais, que conferem benefícios como maior segurança, isolamento acústico e conforto térmico. Para Mattar, da Cebrace, o uso de PVB acústico em vidros de para-brisas e tetos solares ou panorâmicos já é uma realdade, inclusive no mercado brasileiro.

Antecipando o futuro
Apenas a criatividade humana pode estabelecer os limites para a aplicação do vidro sobre rodas.
Ideias originais e inusitadas são constantemente vistas em protótipos apresentados em salões de automóveis e outros eventos — mesmo que muitas vezes eles não cheguem a ser lançados, como os mostrados nesta reportagem, os conceitos neles apresentados podem ser incorporados a futuros projetos. “O vidro é um material interessante para o setor automotivo
porque oferece versatilidade e segurança, além de permitir inovações de design”, opina Silvio de Carvalho, gerente-técnico da Abravidro.

Novas funções devem ser esperadas para o vidro nos próximos anos. “Existem hoje imenso interesse e demanda pela tecnologia de head-up display, que consiste na projeção de informações no para-brisa como se ele fosse uma tela, e também pela tecnologia eletrocrômica, de vidros capazes de mudar de cor”, apontam Kameyama e Bandeira.

Para atender essas e outras demandas, é imprescindível que o setor vidreiro se mantenha sempre em evolução. Pitombo, do Grupo Tecnovidro, chama a atenção para a importância de investir em processos e equipamentos de produção e na qualificação
de funcionários.

O desenvolvimento do nosso material, claro, é recompensador. “Muitas vezes, o mercado exige mudanças. E quanto mais opções fornecermos para atender essas mudanças, mais vidros poderão ser colocados nesse setor”, considera Gouveia, da Fanavid.

Um pouco de história
Engana-se quem pensa que o aumento da área envidraçada sobre rodas no mundo começou a acontecer há pouco tempo. Sua primeira aplicação em carros começou por volta de 1904, com o surgimento do vidro temperado — então usado no para-brisa dos veículos.

Desde então, outras aplicações foram surgindo. Ratna Chatterjee, consultorachefe da Automotive R&D Management Consulting (ARDMC, rede mundial de consultoria para serviços de pesquisa e desenvolvimento para a indústria automotiva), aponta que, em 1929, a maioria dos veículos já era equipada com painéis de vidro plano por todos os lados. Além da visibilidade, o material também protegia motorista e passageiros do vento, chuva, poeira e detritos.

No começo da década de 1960, ela acrescenta, surgiram as janelas laterais de vidro curvo, que proporcionavam maior flexibilidade no design dos veículos.

LANÇADOS NO BRASIL
VISÃO PRIVILEGIADA
Automóvel: C3 (versões Tendance e Exclusive)
Montadora: Citroën
Lançamento: 2014
Diferencial: adoção do para-brisa Zenith (processado pela Pilkington), que tem 1.350 mm de comprimento (o tamanho dos para-brisas dos modelos anteriores era de 990 mm), erguendo-se até acima da cabeça do motorista.
Benefícios: aumento de 80% no ângulo de visão, grande luminosidade natural proporcionada ao interior do veículo e maior sensação de espaço.

DEIXA A LUZ ENTRAR!
Automóvel: Novo 308
Montadora: Peugeot
Lançamento: 2015
Diferencial: teto panorâmico de vidro laminado, com quase 1 m² de área (resultando em uma área envidraçada total de
4,86 m² no veículo).
Benefícios: maior sensação de espaço e ótimo aproveitamento da luminosidade interna (a entrada de luz pode ser regulada por meio de acionamento elétrico da cortina do teto).

VENDO TUDO DO JANELÃO
Veículos: frota de ônibus superarticulados na cidade de São Paulo
Encarroçadora: Caio Induscar
Lançamento: 2015
Diferencial: grandes janelas de vidros inteiriços nas laterais dos veículos.
Benefícios: as janelas dos novos ônibus permitem grande aumento do campo de visão dos passageiros — segundo a assessoria da São Paulo Transporte S.A. (SPTrans), responsável pela gestão do sistema de transporte público por ônibus na cidade, a escolha vem ao encontro de um projeto de ônibus urbano mais moderno.

INTERIOR SEGURO E SILENCIOSO
Automóvel: Equus
Montadora: Hyundai
Lançamento: 2012 (o modelo deixou de ser comercializado em 2014)
Diferencial: todos os vidros são laminados com filme à prova de som.
Benefícios: maior isolamento acústico no interior do veículo, permitindo uma experiência de condução mais tranquila, além de maior segurança para o motorista e os passageiros.

LANÇADOS NO EXTERIOR
VIAJANDO NO ‘EXPRESSO VIDRO’
Veículo: Glacier Express (trem)
Percurso: Alpes suíços (de Zermatt a St. Moritz)
Diferencial: enormes janelas laterais de insulados laminados (com revestimento externo para proteger o
interior dos raios ultravioleta), que se erguem quase até o teto dos vagões, e claraboias envidraçadas.
Benefícios: a ampla área envidraçada proporciona aos passageiros uma vista panorâmica dos arredores, além de assegurar conforto térmico e acústico.

CARROS-CONCEITO
VIDRO INTELIGENTE
Protótipo: Hidra
Estúdio de design: Fioravanti
Apresentação: 2008
Diferencial: grande teto solar de vidro e para-brisa com revestimento nanotecnológico hidrofóbico (capaz de repelir água).
Benefícios: capacidade do para-brisa de repelir água e poeira para os cantos, dispensando a necessidade de limpadores e proporcionando visão clara mesmo sob chuva forte, além de proteger o interior de raios ultravioleta danosos.

PEQUENO NO TAMANHO, GRANDE NA TRANSPARÊNCIA
Protótipo: POP
Montadora: Kia
Apresentação: 2010
Diferencial: apesar do tamanho pequeno (cerca de 3 m de comprimento), o protótipo apresenta grande uso de vidro, com seu para-brisa se projetando até as colunas traseiras, cumprindo também a função de teto e quase se mesclando ao vidro traseiro, além de janelas laterais oblongas (em formato de pílulas).

À ESCOLHA DO FREGUÊS
Protótipo: Vision D
Montadora: Škoda
Apresentação: 2011
Diferencial: ampla área envidraçada, ligando parabrisa, teto panorâmico e vidro traseiro como se fossem uma única peça.
Observação: embora o Vision D seja um protótipo, o uso amplo do vidro pode ser adotado nos veículos da empresa checa. “Nossos clientes têm a oportunidade de customizar as áreas envidraçadas em todos os nossos modelos”, informa David Haidinger, responsável pela Comunicação de Produtos da Škoda.

Fale com eles!
ABNT — www.abnt.org.br
Abravidro — www.abravidro.org.br
ARDMC — www.ardmc.com
Caio Induscar — www.caio.com.br
Cebrace — www.cebrace.com.br
Citroën — www.citroen.com.br
Fanavid — www.fanavid.com
Fioravanti — www.fioravanti.it
Glacier Express — www.glacierexpress.ch
Hyundai — www.hyundai-motor.com.br
Instituto Autoglass — www.institutoautoglass.org.br
just-auto.com — www.just-auto.com
Kia — www.kia.com.br
Peugeot — carros.peugeot.com.br
Pilkington — www.pilkington.com/en/br
Škoda — skoda-auto.cm
SPTrans — www.sptrans.com.br
Tecnovidro — www.tecnovidro.com.br
Troller — www.troller.com.br



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