Vidroplano
Vidroplano

Vidro ‘flutua’ com arte

21/01/2016 - 18h31

Este texto foi originalmente publicado na edição 517 (janeiro de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui

 

Imagine a cena: você entra em um museu e não há obras de arte nas paredes. Em vez disso, todas elas estão ao seu redor, no espaço de exposição — sem nada prendendo-as em cima, embaixo ou atrás —, como se estivessem flutuando. Quem visita, desde o dia 11 de dezembro, a pinacoteca do 2º andar do Museu de Artes de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), na capital paulista, tem exatamente essa impressão.

O efeito visual é obtido pelo uso de 594 m² de vidro fabricado pela AGC e doado para os cavaletes da exposição fixa Acervo em transformação. As novas estruturas, planejadas pelo escritório Metro Arquitetos Associados, além do nosso material levam cubo de concreto (que compõe sua base), cunha de madeira e pele de borracha. As placas de vidro possuem furos em alturas padronizadas: os quadros são fixados neles por meio de barras metálicas inseridas atrás de suas contramolduras, permitindo ajustá-los a qualquer um dos cavaletes.

Como é possível perceber, o vidro é elemento de destaque nessa exposição: além de dar suporte às pinturas, ele ainda permite a integração visual do espaço e a aproximação entre elas e o público, que pode caminhar ao seu redor, conforme idealizado pela já falecida arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi.

Transparência integradora
O Planibel Clear, da AGC, foi escolhido para essa missão por ser um vidro bastante claro. Dessa forma, o material proporciona ampla transparência às estruturas. “Estamos muito orgulhosos por nossa parceria com o Masp e pretendemos expandir ainda mais nosso apoio cultural”, observa Denis Ramboux, diretor de Marketing e Vendas da AGC Vidros do Brasil.

Por sua vez, o processamento das peças ficou a cargo da Cyberglass, que cortou as unidades em quatro tamanhos diferentes (veja mais no quadro ‘Raio X dos cavaletes de vidro do Masp’). A processadora paulistana também foi responsável pela lapidação, furação e têmpera dos vidros.

A visão moderna de Lina Bo Bardi
A ideia dessas estruturas de vidro não é nova. Em 1968, Lina Bo Bardi projetou os “cavaletes de cristal”, como ela os chamava, para uso na inauguração da sede do Masp na icônica Avenida Paulista. Ela quis remover as obras de arte das paredes e espalhá-las pelo espaço da pinacoteca do Masp. Assim, elas pareciam suspensas no ar, flutuando e convidando o visitante a confrontá-las diretamente, sem obstáculos e livre para decidir seu próprio percurso pelo acervo exposto. Assim, como externamente a fachada envidraçada do edifício integrava-o à cidade, os cavaletes de vidro integravam trabalhos e enriqueciam as opções de leitura da arte.

Esse novo modo de exibir arte ao público foi mantido até o ano de 1996, quando a nova diretoria do museu colocou os cavaletes no depósito, além de cobrir as grandes janelas do local com painéis. O objetivo era restringir ao máximo a interferência externa durante a apreciação das mostras.

Resgate do vidro
Passaram-se quase vinte anos até que os cavaletes de vidro voltassem à pinacoteca do museu paulistano. A iniciativa foi tomada por Adriano Pedrosa, que assumiu a diretoria artística do local cerca de um ano antes, em 2014.

“Há um entendimento de que o espaço deve ser percebido de maneira inteira, clara e única pelo visitante que, assim, pode dominá-lo com sua visão e compreensão, e não ser submetido a ele”, define Pedrosa. “Desse modo, ao derrubar os painéis que recortavam os grandes espaços em salas menores e cobriam as janelas de vidro do museu, a arquitetura torna-se transparente, com múltiplas possibilidades de acesso e leitura.”

 

Raio X dos cavaletes de vidro do Masp
Unidades: 195
Dimensões:
– 20 unidades de 0,75 x 2,4 m;
– 90 unidades de 1 x 2,4 m;
– 60 unidades de 1,5 x 2,4 m;
– 25 unidades de 2,1 x 2,4 m
Vidro utilizado: Planibel Clear 10 mm
Fabricante: AGC
Processadora: Cyberglass

 

‘Acervo em transformação’
Duração: indefinida (exposição fixa)
Local: pinacoteca do 2º andar do Masp
Endereço: Avenida Paulista, 1.578, São Paulo, SP
Horários:
– Terça-feira a domingo: das 10 às 18 horas (bilheteria aberta até as 17h30)
– Quinta-feira: das 10 às 20 horas (bilheteria aberta até as 19h30)
Ingressos:
– Entrada inteira: R$ 25,00
– Meia-entrada: R$ 12,00
– Entrada gratuita às terças-feiras (a qualquer horário), quintas-feiras (a partir das 17 horas) e para menores de 10 anos
Classificação: livre
Inclui acesso para pessoas com deficiência

 

Fale com eles!
AGC — www.agcbrasil.com
Cyberglass — www.cyberglass.com.br
Masp — www.masp.art.br
Metro Arquitetos Associados —
www.metroo.com.br



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters