Vidroplano
Vidroplano

De transparente a translúcido, graças ao Sol

17/02/2017 - 19h04

Vidros privativos, que são transparentes e passam a ser translúcidos ou vice-versa, já são usados no Brasil há bastante tempo. Estão presentes em ambientes modernos, sejam lojas de grife ou residências de alto padrão, e também em mostras de arquitetura e design. Agora, mais uma opção semelhante está disponível no mercado nacional: o vidro termocrômico, que usa apenas o calor da luz solar para mudar sua estética, sem intervenção humana.

O que é?
O vidro termocrômico deve ser laminado ou insulado de laminado. Em ambas as especificações, nosso material recebe uma película de PVB com tecnologia especial termocrômica, que altera sua cor devido à mudança de temperatura.

grafico_incidencia

Como funciona?

– Quando a luz solar entra em contato com o vidro, a película absorve o calor, ficando mais escura. Quanto mais intensa e direta a incidência da luz (ou seja, quanto mais ensolarado o dia), mais escura ela se torna. A transmissão de luz visível para dentro das edificações irá variar de 4 a quase 60% com a tecnologia, dependendo da cor dos vidros usados e da composição do laminado;

– Conforme o Sol se move no céu ao longo do dia, o vidro irá se esfriar, fazendo com que a película volte a ficar clara. À noite e em dias nublados, a película se mantém transparente.

Benefícios variados para os empreendimentos
cobertura

- Sem gastos extras com eletricidade: ao contrário de outras tecnologias que permitem ao vidro se tornar privativo (veja mais no boxe no final da matéria), o vidro termocrômico não envolve nenhuma intervenção manual, mecânica ou elétrica, pois funciona exclusivamente pela luz solar;

- Iluminação natural: a transparência se adapta às diferentes condições climáticas durante todo o ano. Isso garante a presença de luz natural nos ambientes em que está instalado. O resultado é o menor uso de lâmpadas e outro importante benefício, abordado no próximo tópico;

- Bem-estar dos ocupantes: a presença de luz natural em edifícios também melhora a saúde dos usuários: afeta de forma positiva o humor e o metabolismo, assim como a qualidade do sono.

 

Já disponível no Brasil

peledevidro
A tecnologia chegou faz pouco tempo em nosso País. A empresa responsável por comercializar o produto é a GeoDesign Internacional, que representa a americana Pleotint, fabricante e patenteadora do vidro termocrômico nos Estados Unidos, Europa e Japão. A linha de vidros da Pleotint se chama Suntuitive e possui cinco cores diferentes: clear, Azuria (tom esverdeado), Optiblue (azulado), Solarbronze (bronze) e Solargray (cinza).

Para Reinaldo Escada Chohfi, sócio-gerente e managing partner da GeoDesign, a versatilidade desse item é um diferencial que pode conquistar o mercado brasileiro. “O Suntuitive se adapta naturalmente e passivamente ao longo do dia, todos os dias do ano, equilibrando o calor e o brilho que entra no edifício”, revela. “Além disso, é um produto que não requer manutenção, nem conexões elétricas ou fiação”.

Segundo dados da empresa, baseados em estudo do Lawrence Berkeley National Laboratory, laboratório da Universidade de Berkeley, na Califórnia (EUA), o uso do vidro termocrômico pode gerar uma economia anual de energia de 20 a 43% nas edificações.

Na pesquisa realizada pela reportagem de O Vidroplano, foram encontradas outras desenvolvedoras da tecnologia, incluindo a israelense Smart Films International (SFI) e a canadense Prelco. “O vidro termocrômico possui diferentes alternativas de especificação, principalmente na questão da localização geográfica dos projetos”, explica Erez Baron, diretor da SFI, recomendando o uso principalmente em locais com grande incidência solar. “Além do termocrômico, oferecemos outras soluções para vidros privativos. Nossas tecnologias são licenciadas a empresas parceiras”, comenta.

Ainda não há previsão da atuação de ambas companhias no Brasil.

Tipos de aplicação
janelasDesde que seja laminado ou insulado de laminado, o vidro termocrômico não possui restrição de uso. Pode ser usado encaixilhado e com qualquer tipo de esquadria, seja ela deslizante, fixa, entre outras. Vale lembrar que, para aumentar seu desempenho térmico, pode ser especificado junto de placas low-e (com baixa emissividade).

 

 

Tecnologias semelhantes
PDLC
O nome vem da expressão em inglês polymer dispersed liquid crystals (cristal líquido disperso em polímeros). Consiste em um laminado com película formada por partículas suspensas de cristal líquido. Por meio de uma corrente elétrica, acionada por interruptores ou controles remotos, essas partículas se organizam em direções específicas, tornando o vidro transparente. Sem eletricidade, elas “repousam” e a peça volta à sua condição original, totalmente translúcida.

Algumas empresas oferecem essa solução no Brasil, incluindo:
– Divinal Vidros, com o produto Smart Glass, disponível nas cores branco, cinza e superclear;
– Intelligglass, com soluções em três cores: transparente, cinza e bronze;
– PKO, com o produto Privacy Glass;
– A israelense Gauzy.

saint-gobain

Centro de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo Saint-Gobain no Brasil

Eletrocrômico
Também ativo com estímulo elétrico, esse tipo de vidro se altera de transparente para uma cor escura, porém não completamente translúcida. A mudança acontece ao longo de alguns segundos ou minutos — ao contrário do PDLC, que é instantânea. O Centro de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo Saint-Gobain no Brasil, localizado em Capivari (SP), possui fachadas com o vidro eletrocrômico SageGlass. A comercialização do produto em nosso País está sendo avaliada. Um dos seus diferenciais é o fato de possuir sensores que captam a iluminação e fazem com que o vidro se adeque às alterações de luminosidade ao longo do dia. “Isso também pode ser feito manualmente. Portanto, é um vidro com funcionalidade customizada”, explica Pedro Matta, gerente de Marketing da Cebrace, que é joint-venture entre a Saint-Gobain e o grupo NSG/Pilkington.

 

Fale com eles!
Divinal Vidros — www.divinalvidros.com.br
Gauzy — gauzy.com
GeoDesign Internacional — www.geodesign.com.br
Intelligglass — www.intelligglass.com.br
PKO — www.pkodobrasil.com.br
Prelco — www.prelco.ca
SageGlass — www.sageglass.com
Saint-Gobain — www.saint-gobain.com.br
Smart Films International — smartfilmsinternational.com
Suntuitive — www.suntuitive.com

Este texto foi originalmente publicado na edição 530 (fevereiro de 2017) da revista O VidroplanoLeia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters