Vidroplano
Vidroplano

Vidro de A a Z

Vidro antifogo

vidro_antifogo

Os vidros resistentes ao fogo, também chamados de antifogos, são laminados compostos por várias lâminas intercaladas com material químico transparente, como o gel intumescente, que se funde e dilata em caso de incêndio. Ou seja, no momento em que o vidro recebe calor procedente do fogo e a temperatura se elevae, o processo de intumescência é ativado, criando uma barreira opaca ao fogo.

Esse processo também pode ser ativado por excesso de temperatura ou de raios ultravioleta derivados da radiação solar. Durante um incêndio, o gel é capaz de absorver a radiação térmica, detendo a pressão do incêndio e mantendo constante a temperatura sobre a face do vidro oposta ao fogo.

O desempenho do vidro resistente ao fogo depende de muitos detalhes técnicos envolvendo a instalação e o tipo de vidro a ser utilizado. Ou seja, se o vidro tiver de resistir a sessenta minutos de incêndio, o caixilho deverá seguir a mesma regra de resistência. Isso significa que o comportamento dos diferentes materiais deve ser conhecido e projetado para que o sistema funcione de acordo com o esperado. Todo projeto necessita de um sistema completo resistente ao fogo pelo tempo necessário de acordo com a legislação nacional de cada país. Os especificadores devem estar atentos para identificar a necessidade de utilização de um vidro para­chamas (que impede a propagação do fogo, mas deixa o calor passar para outro ambiente) ou um corta­fogo (barra tanto a chama como o calor). Ou seja, o vidro é para­chamas quando resiste, sem deformações significativas, ao tempo para que foi classificado (estabilidade mecânica) e, também, é estanque às chamas e aos gases quentes (estanquidade). O corta­fogo atende à estabilidade mecânica e à estanquidade e ainda impede a autoinflamação da face não exposta ao fogo ou dos objetos mais próximos (isolamento térmico).

Benefícios
De ação preventiva, sua função é a proteção contra incêndio — fogo, gases e fumaça. O tempo de resistência do vidro ao fogo pode variar conforme sua espessura. Dessa forma, permite evacuação segura, enquanto os bombeiros combatem o fogo. Com esse tipo de vidro, o consumidor diminui a preocupação com incêndios. Além disso, o vidro não se funde e proporciona isolamento térmico.

Aplicações
Sempre que se desejar compartilhar um ambiente, ou seja, mantê-­lo isolado do incêndio, proporcionando a evacuação do edifício, o antifogo deve ser utilizado. Em áreas como rotas de fuga, caixa de escada, compartimentação nas fachadas entre andares e compartimentação horizontal de laje, o antifogo é necessário. Pode ser aplicado em divisórias, fachadas e coberturas que necessitam de integridade garantida pelo tempo especificado durante um incêndio.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters