Vidroplano
Vidroplano

Você já aplica indicadores de desempenho?

19/07/2017 - 14h33

Escrito por Edweiss Silva

Os indicadores-chave de desempenho, também chamados simplesmente de indicadores de desempenho e gestão, são ferramentas que medem o nível de eficiência de uma empresa ou de um determinado processo. Eles são essenciais para qualquer tipo e tamanho de negócio: grande parte das pequenas e microempresas que vão à falência nos dois primeiros anos de vida sofre com a escolha incorreta do indicador.

O sucesso de um negócio depende de o gestor saber se a saúde da empresa está boa ou ruim. Assim, conseguirá tomar decisões focadas na resolução dos problemas. Vale lembrar: apesar da situação econômica em que vivemos, uma empresa certamente irá sobreviver quando apresentar resultado operacional.

O gestor deve escolher os indicadores mais apropriados para o seu negócio. Alguns exemplos:

- Novos clientes: monitorar o número de novos consumidores que participaram do faturamento, além de reduzir o grau de dependência de clientes específicos;

- Gastos de fabricação: controlar os custos de produção ou a participação deles nas despesas gerais da empresa;

- Qualidade: analisar o índice de qualidade dos produtos;

- Faturamento: controlar o percentual do aumento do faturamento.

No processo de certificação do vidro temperado, por exemplo, alguns indicadores são essenciais, como a qualidade dos fornecedores e produtos e a satisfação do clientes.

Conclusão: gestão é a soma da atividade de escolher os indicadores e analisá-los. Com pelo menos trinta minutos por semana com sua equipe, sua empresa poderá obter novos e melhores resultados!

ed cópiaFale com eles!
Edweiss Silva é tecnólogo em gestão da qualidade, consultor da Abravidro para Certificação Inmetro responsável por auxiliar na preparação das empresas para esse processo. esilva@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 535 (julho de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters