Vidroplano
Vidroplano

WhatsApp para empresas: 4 situações em que ele é essencial

21/03/2016 - 17h16

Este texto foi originalmente publicado na edição 519 (março de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui

Escrito por Eder Carnielli

Inovar no seu negócio é o ponto de partida para se diferenciar da concorrência. Ao usar novas estratégias, você, automaticamente, passa uma imagem positiva para seus clientes. Se, para isso, puder investir o mínimo possível, melhor ainda.

Esse é o caso do uso do WhatsApp para o relacionamento com os clientes. Os únicos investimentos que sua companhia precisará fazer para lançar mão dessa ferramenta são em um smartphone e em uma boa conexão com a Internet — isso se vocês já não os tiverem.  Ciente disso, veja em quais casos sua companhia deve usar o aplicativo para manter contatos:

1. Propaganda
Se sua empresa já faz algum tipo de propaganda, seja ela em rádio, jornal, revista, televisão ou até mesmo na Internet, adicione nas peças publicitárias o número que vocês utilizam no WhatsApp. Essa é uma maneira eficiente de divulgar esse tipo de atendimento ao público.

2. Atendimento
Além de, como disse no ponto anterior, divulgar o número, informe as vantagens que o cliente tem ao usar esse canal de comunicação para ser atendido por sua equipe. E, importante, ofereça facilidades. Por exemplo: “Chame-nos e seja atendido de maneira mais rápida
e prática”.

3. Vendas
O WhatsApp permite a comunicação multimídia — por meio de texto, voz, imagem e vídeo. Imagine a quantidade de ofertas que podem chegar ao seu cliente usando esses meios. Você pode, por exemplo, colocar uma simples frase para promover as vendas com preços especiais, ou ainda mostrar mais imagens (em fotos ou vídeos) de seus produtos, ou também esclarecer as dúvidas que podem surgir com mensagens de voz. Use toda a sua criatividade nesse momento de venda.

4. Pós-venda
Você vendeu um produto ou serviço com o WhatsApp. Ótimo! Mas o aplicativo também pode ser útil no pós-venda, etapa  que não pode ser negligenciada pelas empresas. Por meio da ferramenta, é possível receber críticas, sugestões, dúvidas e impressões de quem  realmente conhece o seu negócio. Estas, por sua vez, podem ser exploradas de várias maneiras posteriormente. Lembre-se do que diz Larry Page, CEO do Google. “Concentre-se no cliente e tudo mais virá”.

Fale com eles!

Eder Carnielli é engenheiro mecatrônico e especialista em empreendedorismo. É consultor empresarial para ações na Internet. www.edercarnielli.com.br



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters