2024 foi repleto de atividades para o ABNT/CB-37
13/12/2024 - 14h45
Olhando para 2024, é possível constatar que foi um período repleto de atividades para o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37). Além dos trabalhos envolvendo as normas para o nosso material, o ABNT/CB-37 também participou de projetos de outros comitês da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ainda marcou presença em eventos para levar conhecimento sobre a correta aplicação de vidros. A seguir, veja as principais realizações do grupo.
Atividades internas
Este ano, o ABNT/CB-37 iniciou a elaboração do projeto de um documento técnico para envidraçamento amigável às aves – no momento, a comissão de estudos avalia a proposta de texto elaborada. A iniciativa, que tem contado com a participação de representantes de diversas entidades, busca definir um “ponto de equilíbrio” entre o bem que o vidro oferece aos seres humanos e a proteção da avifauna brasileira, indo ao encontro da tendência mundial de preocupação com esse tema. Atualmente, diversas empresas desenvolvem soluções para evitar a colisão das aves contra superfícies envidraçadas nas edificações.
O comitê também deu continuidade à atualização parcial da principal norma para o nosso setor, a ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações. Diversas sugestões foram enviadas para a atualização parcial, cuja avaliação está sendo finalizada pela comissão de estudos responsável. Outra norma em processo de revisão é a ABNT NBR 14698 — Vidro temperado, cujo texto está no final da etapa de avaliação geral. Ambos os textos devem ser enviados para consulta nacional em breve. Houve ainda o desenvolvimento de uma pesquisa sobre acidentes com vidro comum.
O vidro em outros segmentos
Engana-se quem pensa que o ABNT/CB-37 só se envolve com normas para o vidro. Em 2024, seus representantes participaram das atividades de vários outros CBs. Esse é o caso de dois projetos de norma em desenvolvimento pelo Comitê Brasileiro de Esquadrias, Componentes e Ferragens em Geral (ABNT/CB-248): a elaboração da ABNT NBR 16835 — Ferragens para vidro temperado – Requisitos, classificação e métodos de ensaio, atualmente em fase de avaliação interna da ABNT pelos seus analistas técnicos; e o desenvolvimento do texto-base do projeto de norma para molas e dispositivos de fechamento automático – embora esse último não se restrinja apenas a equipamentos para portas de vidro, o documento deve apresentar requisitos para avaliação da ferragem para o nosso material. Houve ainda a participação nas Comissões de Estudos de Esquadrias, que está desenvolvendo a Parte 8 da ABNT NBR 10821 — Esquadrias externas para edificações (que tratará sobre fachadas-cortina) e revisando a norma ABNT NBR 14718 — Guarda-corpos para edificação – Requisitos, procedimentos e métodos de ensaio.
Quem leu esta seção nas duas edições anteriores de O Vidroplano também notou a colaboração do ABNT/CB-37 com o Comitê Brasileiro do Mobiliário (ABNT/CB-15) em dois trabalhos: a elaboração da norma ABNT NBR 17192 — Móveis para dormitório – Guarda-roupas – Requisitos e métodos de ensaio, publicada no dia 27 de setembro; e a revisão da ABNT NBR 14033 — Móveis para cozinha, ainda em andamento. Esses documentos ganharam anexos referentes à utilização de vidros e espelhos em guarda-roupas e em tampos, prateleiras e portas de armários para cozinha, respectivamente.
Vale destacar ainda as colaborações junto ao Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-002): o ABNT/CB-37 esteve presente na Comissão de Estudos de Iluminação Natural (que resultou na atualização da ABNT NBR 15215 — Iluminação natural). Já na Comissão de Estudos de Eficiência Energética, o CB-37 participou dos grupos de trabalho de esquadrias e vidros e de desempenho térmico para edifícios não residenciais, além da participação no GT de Classificação Acústica para Edifícios Residenciais do Comitê Brasileiro de Acústica (ABNT/CB-196), nas reuniões de conselho técnico e chefes de secretaria da ABNT, no Webinar de Eficiência Energética e no Plano de Ação Climática (ABNT/PAC).
Divulgando as normas pelo Brasil
Em março, Clélia Bassetto, analista de Normalização da Abravidro, realizou nada menos que cinco palestras em dois Estados. A primeira delas, na manhã do dia 14, foi ministrada na sede do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (CBMMS), seguida na tarde do mesmo dia por uma apresentação para os associados da Associação dos Vidreiros do Mato Grosso do Sul (Avims), ambas com foco na ABNT NBR 7199. Ela também palestrou para três turmas do “Curso de Qualificação Profissional Vidraceiro”, na Escola Senai Orlando Laviero Ferraiuolo, em São Paulo – duas delas foram realizadas no dia 20; e a terceira, no dia 23.
Em abril, Clélia participou do Conexão Vidro, evento da Adivipar organizado para vidraceiros e serralheiros, em Maringá (PR), e do 2º Seminário de Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico, realizado em Montes Claros (MG), a convite da Dec Temper, empresa associada à Abravidro. No mês seguinte, a coordenadora-técnica da Abravidro, Vera Andrade, participou de uma reportagem sobre o uso de vidros em boxe de banheiro, veiculada no dia 26 de maio no programa Domingo Espetacular, da Record TV.
A Glass South America, principal feira vidreira da América Latina, também levou conhecimento por meio do espaço Vidro em Ação: de 12 a 15 de junho, os visitantes puderam ver, em primeira mão, a realização de ensaios ao vivo, assistir a palestras e esclarecer dúvidas sobre as normas. Também em junho, no dia 27, Vera esteve em Brasília para ministrar a palestra Normas para o uso correto do vidro: você pode ganhar ou perder!, a convite da Abravid.
Em agosto, mais duas apresentações foram feitas por Clélia Bassetto em dois Estados diferentes: uma dentro da programação do 2º Congresso Brasileiro de Guarda-corpo, em São Paulo; e outra, a convite da Adivipar, em Cascavel (PR), em mais uma edição do Conexão Vidro. No mesmo mês, Vera Andrade participou da gravação de uma videoaula sobre a ABNT NBR 7199 para a plataforma de ensino a distância Academia Afeal, e de um novo curso do Educavidro sobre a nova versão da ABNT NBR 14697 — Vidro laminado.
Falando em Educavidro, representantes da Abravidro marcaram presença no estande do programa Vidro Certo na Fesqua, realizada em São Paulo de 11 a 14 de setembro; lá, apresentaram novidades sobre a plataforma, divulgaram as normas técnicas relacionadas ao vidro e os visitantes puderam tirar dúvidas com eles. Também em setembro, no dia 2, Clélia Bassetto palestrou na Semana de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e houve o módulo do módulo sobre vidros da 11ª edição do “Curso de Extensão Arquitetura e Construção: Materiais, Produtos e Aplicações”, também da Mackenzie – as aulas sobre nosso material ficaram a cargo de Vera Andrade e de Débora Constantino, consultora técnica da Cebrace (parceira da Abravidro nessa iniciativa).
Tanto Clélia como Vera estiveram na Região Sul em outubro: a primeira, convidada pela Ascevi, participou de dois eventos em Chapecó (SC) – o Núcleo D com Informação – Fachadas, Cases e Normas Aplicadas; e o 3º Encontro Oeste. Por sua vez, Vera, a pedido do Sindividros-RS, ministrou, no 26° Encontro Gaúcho de Condomínios, realizado em Porto Alegre, a palestra Aplicações de vidros em condomínios: o que você precisa saber para ficar seguro.
Houve ainda tempo, em novembro, para a participação de representantes da Abravidro no lançamento de um convênio entre a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) e a Escola Senai Conde José Vicente de Azevedo, em São Paulo, que resultará em um curso sobre blindagem automotiva (envolvendo tanto a lataria como os vidros dos carros) com expectativa para iniciar a primeira turma em fevereiro de 2025.
Foi um ano bem cheio – e isso é ótimo, pois a disseminação da importância da normalização e da conformidade técnica é uma das principais bandeiras da Abravidro. Esperamos que 2025 tenha ainda mais trabalho a ser feito!
Foto de abertura: Jeffrey Ji Photos/stock.adobe.com
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- Norma de ferragens para temperados: últimos dias para participar da consulta nacional
- Abravidro anuncia primeira turma de PPCPE para 2025
- Organizadora da Glass anuncia a Construlev, novo evento na área da construção
- Glass 2026: mais de 60% das áreas de exposição estão renovadas
- Norma para guarda-roupas é publicada com participação do ABNT/CB-37
- Ministério Público do MS revela nomes de empresas investigadas