Vidroplano
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3 coisas para o seu cliente divulgar seu produto

04/09/2015 - 12h27

Escrito por Rafael Recidive

Conversava sobre negócios com um amigo, estudante de administração. Quando percebi, fazia pelo menos dez minutos que eu elogiava um tradicional restaurante da minha cidade. Cheguei até a dizer “vai lá e consuma o que quiser, se não ficar satisfeito, lhe dou o seu dinheiro de volta”. E olha que o local não é conhecido por cobrar preços baixos.
Foi aí que percebi a que nível eu tinha chegado. Até senti a necessidade de informá-lo que não estava ganhando nada para indicar o restaurante — nem sequer conheço o dono do estabelecimento.
Isso me fez questionar o que me levou a fazer essa propaganda automática e gratuita para uma empresa, já que sou apenas mais um cliente desconhecido que frequenta eventualmente o negócio.
Imagino que todo empresário quer ter clientes vendedores. Em marketing, podemos dar a isso o nome de prova social. Quando precisamos de um médico, por exemplo, normalmente tendemos a ir àquele que algum conhecido indicou. No caso dos restaurantes, damos prioridade aos que frequentemente recebem um bom público.
Pensando assim, cheguei à conclusão dos motivos que podem fazer clientes venderem um produto (e de graça). Veja:

1. Qualidade do atendimento
Já fui dezenas de vezes ao mesmo restaurante (aquele do início do texto). Sempre fui bem atendido, nunca tive problemas;

2. Qualidade dos produtos
Os pratos servidos no restaurante sempre me dão água na boca e um gostinho de “quero mais”. E veja que interessante: alguns pratos levam cinquenta minutos para sair. Mesmo assim, esperamos satisfeitos, pois sabemos que o resultado final será bom;

3. Ambiente agradável
O espaço é confortável e não há problemas com a temperatura ou com ruídos exagerados que atrapalham uma boa conversa. Diante disso, ao final da experiência, pago a conta satisfeito e saio do local com a certeza de que voltarei. De quebra, divulgo o negócio naturalmente, sem ganhar comissão para isso.

O exemplo dado é de um restaurante, mas cabe para todos os tipos de empreendimento. Não há segredo: ofereça produtos e serviços de qualidade, mesmo que pra isso o tempo de produção ou valor cobrado sejam um pouco mais elevados. Tudo isso em meio a um ambiente físico ou de negócio agradável. Além de fazer bons negócios, sua empresa vai ser divulgada por clientes satisfeitos e você não gastará nada por isso.

Fale com eles!
Rafael Recidive é administrador e especialista em negócios financeiros. Escreve para o blog Quero ser patrão: www.queroserpatrao.com.br



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