Vidroplano
Vidroplano

Adeus, ano velho!

21/01/2016 - 18h02

Este texto foi originalmente publicado na edição 517 (janeiro de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui

 

Final de ano é aquele momento em que tudo entra em recesso e nada de interessante, além das festas de Natal e ano-novo, acontece, certo? Errado! Várias entidades regionais associadas à Abravidro não deixaram de mobilizar vidreiros com uma série de eventos em novembro e dezembro. Veja o que aconteceu:

 

Estudos, festa e futebol em Brasília
Novembro foi um mês bastante agitado para a Abravid-DF. No dia 12, ela promoveu o Ciclo de Palestras das Fábricas de Vidro do Brasil, reunindo 120 participantes para apresentações das empresas AGC, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass, União Brasileira de Vidros (UBV) e Vivix sobre suas respectivas trajetórias no mercado. O dia 14 foi de bola no pé: o Capital Park EPTG recebeu a grande final do 7º Campeonato de Futebol Society da associação brasiliense, vencido pela equipe da empresa Vidranno.

Entre os dois eventos, no dia 13, a entidade teve tempo ainda para sua confraternização de fim de ano no restaurante Coco Bambu. Ali se deu a passagem simbólica da gestão para a nova diretoria, com Adiney Jayme de Oliveira como presidente. A composição pode ser vista a seguir.

Diretoria Abravid-DF para o quadriênio 2016-2020

Presidente
Adiney Jayme de Oliveira

Vice-presidente
Rafael Tuma e Pupo

Primeiro-secretário
Rinaldo Augusto de Mattos Leite

Segundo-secretário
Higino Antonio Franca C. Magalhães

Primeiro-tesoureiro
Dimas Alves Pedro

Segundo-tesoureiro
Edgar Nunes Pereira Júnior

Conselho fiscal
Celso Azevedo Júnior
José Augusto de Oliveira
Sebastião Martins Moreira

 

No Espírito Santo, agradecimentos e otimismo
Quem também teve festa de confraternização em novembro foi o Sindividros-ES: foi no espaço de eventos Lareira Up, em Vitória, no dia 12. Mais de cem pessoas puderam conversar e celebrar as conquistas de 2015 de maneira informal, com música ao vivo. O presidente do sindicato, Arisson Rodrigues Ferreira, pediu, em seu discurso, que todos mantenham o otimismo para 2016, apesar da crise econômica que marcou o ano que passou. Ele também agradeceu aos associados pela cooperação e união nos serviços realizados pela entidade capixaba. Então já se sabe, nada de desânimo. Força para o ano que começa!

 

Última capacitação de 2015 em Minas Gerais
Ao longo de 2015, a Amvid-MG realizou vários cursos de capacitação. O final do ano não foi exceção: a entidade concluiu, no dia 9 de dezembro, sua última turma do ano de Medição e Instalação de Vidros Temperados e Especiais — Nível II: Guarda-Corpos e Envidraçamento de Sacada. As aulas tiveram lugar na Escola Senai Paulo de Tarso, em Belo Horizonte, e abordaram desde a medição detalhada de vãos até a instalação completa de sistemas de guarda-corpos e de envidraçamento de sacadas. É isso aí, qualificação é essencial para o fortalecimento do setor!

Inscreva-se em dois, pague um
Em 2016, a Amvid lançou uma promoção para as primeiras turmas do ano: aqueles que pagarem à vista a inscrição para o curso de Nível II de Medição e Instalação em Vidros Temperados e Especiais ganharão inscrição gratuita para o curso de Nível I.

 

Catarinenses conhecem fábrica de vidro
Antes de arrumar as malas para o 12º Simpovidro, no ano passado, 22 vidreiros catarinenses foram levados pela Ascevi-SC para uma visita guiada à unidade da Cebrace em Barra Velha (SC), no dia 17 de novembro. Essa foi a primeira vez que a maioria do grupo conheceu uma usina vidreira e acompanhou de perto todos os processos da fabricação do vidro. Antes do almoço, o grupo ainda assistiu à palestra ministrada pela engenheira Cristiane Duarte, coordenadora de Mercado da Cebrace, sobre a história da fabricante e seus produtos.

 

No Rio Grande do Sul, aulas para instalar boxes
Boxes de banheiro foram um dos principais assuntos do nosso setor, em 2015. O Sindividros-RS escolheu esse tema para o último curso do ano do programa Qualividros – Qualificar para transformar, que contou com a distribuição aos alunos do Manual de utilização, limpeza e manutenção dos boxes de banheiro, material do programa De Olho no Boxe, elaborado pela Abravidro. Entre os assuntos do treinamento, estiveram os principais modelos de boxe e o cálculo de folga para sua instalação, bem como a forma correta de cortar perfis e vedá-los. A iniciativa foi patrocinada pelas empresas AGC, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass, UBV e Vivix.

 

Definição de normas trabalhistas em São Paulo
Atenção, vidreiros de São Paulo: a Convenção Coletiva de Trabalho 2015/2016 foi assinada no dia 22 de dezembro pelo Sinbevidros-SP e pelo Sindicato dos Trabalhadores Vidreiros do Estado de São Paulo. Empregadores e empregados do setor nas cidades paulistas atendidas pelo sindicato dos trabalhadores (que não abrange as regiões de Campinas e Ribeirão Preto) devem estar atentos às normas de conduta presentes no documento para saber como agir em questões como aumento salarial, faltas abonadas, calendário de pagamentos, exames médicos e avisos prévios.

 

Fale com eles!
Abravid-DF — www.abravid.com.br
Amvid-MG — www.amvid.com.br
Ascevi-SC — www.ascevi.com.br
Sinbevidros-SP — www.sinbevidros.org.br
Sindividros-ES — sindividros@gmail.com
Sindividros-RS — www.sindividrosrs.com.br



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters