Vidroplano
Vidroplano

Arte e vidro juntos no Museu Van Gogh

Postado em 27/03/2019 às 10:48

PORTADA_06_VanGoghMuseum_EntranceBuilding_HansvanHeeswijkArchitects_photo_RonaldTilleman

Se só a história e obra de Vincent Willem Van Gogh, um dos maiores pintores pós-impressionistas, não for motivo para conhecer o Museu Van Gogh, em Amsterdam, apresentamos um outro estímulo para os amantes do vidro: uma belíssima fachada preenchida pelo nosso material.

Nascido no dia 30 de março de 1853, o artista holandês faria aniversário esta semana. Em 1973, foi inaugurado um museu para contar a sua história — ele produziu mais de 2 mil trabalhos em pouco mais dez anos. Em 2015, o espaço foi reformando, em intervenção idealizada pelo escritório Kisho Kurokawa Architect and Associates e arquiteto Hans van Heeswijk. No novo projeto, o principal elemento da fachada e cobertura é o vidro insulado (também chamado de duplo), presente nos dois edifícios que compõem o memorial: o principal e a ala de exposições, que ganhou o maior vão de vidro da Holanda.

Foram usados mais de 600 m2 de vidros curvos apenas na cobertura, sustentada por vigas de aço. Já na fachada, com aproximadamente 650 m2, aplicaram-se vidros curvos insulados e laminados.

Na escada, que contém iluminação LED integrada aos degraus de vidro, nosso material também atua de maneira estrutural: um arco de vidro laminado triplo ajuda a estabilizar a estrutura.

Segundo o arquiteto Hans van Heeswijk, o vidro foi usado para conferir clareza ao museu e também para brincar com o público — as pessoas ficam surpresas com a sustentação de toda a fachada. Funcionou, já que o museu é um dos mais visitados da Holanda. Interessado em conhecer de perto a estrutura e a maior coleção de obras do pintor? Acesse aqui.

Confira as fotos a seguir!

Marcadores: Vidro

Comentários via Facebook

Comentários via Blog

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters