Vidroplano
Vidroplano

Centro brasileiro de pesquisa na Antártida conta com vidros insulados

Postado em 16/01/2020 às 11:29

estacao-antartida-blog

2020 começou com uma boa notícia para a ciência brasileira: a reinauguração da Estação Comandante Ferraz, base militar e científica do Brasil na Antártida.

Depois de quase oito anos do acidente que destruiu os laboratórios e alojamentos da estação, os cientistas brasileiros voltarão a ser moradores provisórios do gélido continente, mais especificamente moradores da Ilha do Rei George.

A reconstrução foi realizada por uma empresa chinesa, com base no projeto desenvolvido pelo escritório de arquitetura Estúdio 41, de Curitiba — vencedor de um concurso realizado pela Marinha e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) em 2013.

Entre os materiais utilizados na reconstrução, destacam-se o aço e o vidro, mais especificamente o vidro insulado de três peças, conhecido popularmente como vidro triplo.

Segundo os arquitetos responsáveis pelo projeto, a escolha do insulado triplo se mostrou a mais adequada para proporcionar conforto térmico aos ocupantes da estação, já que no inverno a temperatura pode chegar a -20ºC.

Ao todo, foram necessários três anos para a construção ser finalizada. As obras aconteciam apenas durante a estação mais quente do ano, o verão, devido às condições climáticas – no verão, a temperatura máxima na Antártida é de 1ºC.

Com uma estrutura de mais de 4.500 m², a reconstrução da Estação Comandante Ferraz custou aos cofres públicos quase 100 milhões de dólares. O espaço tem mais de 4.500 m², abriga 17 laboratórios e tem capacidade para receber 64 pessoas.

Veja fotos da Estação Comandante Ferraz e da aplicação do nosso material no projeto:

Confira as fotos a seguir!

Comentários via Facebook

Comentários via Blog

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters