Vidroplano
Vidroplano

Cubo de vidro é estrela de peça teatral em Nova York

Postado em 03/04/2019 às 4:10

cubo-de-vidro-capa

Painéis de vidro estão cada vez mais presentes na arquitetura, podendo facilmente ser encontrados em estabelecimentos comerciais, como um aeroporto, um hotel ou até mesmo uma moderna cafeteria. Mas nosso material não está restrito a isso: também está na arte, por exemplo. Mais especificamente, no centro cultural Park Avenue Armory, em Nova York, como objeto central do cenário da The Lehman Trilogy, peça que retrata a ascensão e queda da organização financeira Lehman Brothers, cuja decadência se tornou símbolo da crise financeira global de 2008.

Concebido pela designer de palco Es Devlin, o cubo transparente com mais de 74 m² conta com nove painéis de vidro que pesam entre 340 a 450 kg. Nele passa a história de ambição e engenhosidade dos três irmãos que fundaram o poderoso império financeiro, junto com seus cônjuges, descendentes e sucessores ao longo de mais de 160 anos. Mais tarde, é contado o fim do banco, durante a maior crise financeira mundial desde a “grande depressão”, em 1929.

Praticamente, cinco horas foram gastas para que uma equipe de oito vidraceiros e dois profissionais, trabalhando com um manipulador hidráulico, instalasse as peças de vidro. O material foi escolhido para oferecer aos espectadores a sensação de estarem em um museu, como uma espécie de visita ao passado.

Rebecca Robertson, presidente, fundadora e produtora-executiva do edifício que abriga a peça de teatro, comparou a caixa de vidro a um projeto de Ludwig Mies van der Rohe, o arquiteto modernista do século 20, conhecido por suas ousadas criações de aço e vidro. Mas a função da estrutura, explica, vai além de sua forma: “Esse belo cubo de vidro é realmente um ator no trabalho. Sua incrível transparência e brilho chamam atenção das pessoas de maneira muito especial na história”.

Confira as fotos a seguir!

Marcadores: Blog

Comentários via Facebook

Comentários via Blog

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters