Dia da engenharia: obras com vidro que desafiaram profissionais do setor - ABRAVIDRO
Vidroplano
Vidroplano

Dia da engenharia: obras com vidro que desafiaram profissionais do setor

Postado em 10/04/2018 às 1:21

4 - Domos de vidro (7)

Dia 10 de abril é comemorado o Dia da Engenharia, essa área tão abrangente e que possibilita novos usos para o nosso material. Por isso, selecionamos algumas aplicações de vidro na construção civil que desafiaram os profissionais e possibilitaram inovações. Algumas delas já foram até apresentadas aqui no Blog da Abravidro. Veja abaixo:

Tijolos de vidro
1 - MVRDV_Chanel (1)

A fachada da loja Chanel em Amsterdã tem um efeito peculiar graças ao nosso material, aplicado no nível da rua. Entretanto, no último andar, a alvenaria está presente. O escritório MRDV é o responsável por criar esse efeito degradê. Os tijolos de vidro foram feitos sob medida para o projeto, com cálculos enormes sobre refração da luz no vidro e transparência. O escritório também desenvolveu um selante para que o acabamento fosse o mais homogêneo possível e ainda assim resistente.

Vidro estrutural
2 - Apple (3)

Steve Jobs revolucionou também a aplicação dos vidros nas lojas da Apple. O escritório Eckersley O’Callagham foi o responsável por traduzir as ideias de Jobs e desenvolveu importantes estudos em torno do vidro estrutural. A expertise rendeu outros grandes projetos ao escritório, como o escorregador de vidro apresentado na Glasstec de 2016. O Apple Park, nova sede da empresa nos EUA, também é um testemunho dessa engenharia.

Pontes de vidro
#£¨Éç»á£©£¨3£©ºÓ±±Æ½É½£ºÈ«³¤488Ã×Ðü¿çʽ²£Á§ÇÅÕýʽ¿ª·Å

Há algumas décadas, seria impensável uma ponte com todos os painéis do piso feitos de vidro. Atualmente, principalmente na China, isso pode ser considerado corriqueiro! Graças aos avanços tecnológicos da engenharia (e do próprio vidro!), é possível atravessar desfiladeiros com um grau elevado de adrenalina. Definitivamente, não é um passeio para os fracos de coração!

Rodas gigantes

A famosa London Eye foi inaugurada no início dos anos 2000 e suas gôndolas de vidro já eram sucesso absoluto! Quase 20 anos depois, elas ainda fascinam por permitir uma vista de 40 km de seu topo. Outro exemplar é o i360, em Brighton (Reino Unido): uma cápsula única que sobe a uma altura de 138 m e apresenta um panorama da cidade costeira inglesa. Ambos os projetos são assinados pelo escritório Marks Barfield Architects. Em 2017, foi noticiado que a prefeitura de São Paulo estava em negociações com o escritório para que uma roda gigante fosse instalada na cidade. Será?

Super arranha-céus4 - Domos de vidro (3)
5 - Prédios - Burj Khalifa (1)

Em 2010, o Burj Khalifa, em Dubai, foi aberto ao público e conquistou o título de mais alto do mundo, com seus 828 metros de altura. Em 2013, os ingleses conquistaram o título de prédio mais alto da Europa com o The Shard — 309,7 metros. No ano seguinte, do outro lado do Atlântico, o One World Trade Center ganhou o título de mais alto dos EUA (541,3 metros). Para instalar nosso material em alturas cada vez mais vertiginosas, foram precisos estudos complexos sobre pressão de ventos, controle solar e conforto térmico.

Por essas e outras maravilhas envolvendo não apenas o vidro, a engenharia merece o nosso reconhecimento. Por isso, parabéns aos profissionais da área!

Veja na galeria de fotos mais algumas imagens desses verdadeiros desafios da engenharia e que levam vidro:

Confira as fotos a seguir!

Marcadores: Blog

Comentários via Facebook

Comentários via Blog

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters